O que é envelhecimento ativo?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

envelhecimento ativo

O envelhecimento é algo natural na vida de todas as pessoas, nascem, crescem e morrem, não há nada que se possa fazer para travar isso e é aí que entra este tipo de envelhecimento, o ativo. Este tipo de estratégia tende a elaborar um plano de saúde, cultural, espiritual e cívico para os idosos para que estes não se sintam sozinhos e exercitem todas as potencialidades que têm ao mesmo tempo que praticam actividades. Todos estes passos são dados através de uma ajuda local que lhes garantirá o sucesso nestes aspectos.

Não é à toa que se diz que todas as pessoas que mantêm um cérebro ativo permanecem mais tempo ativas evitando assim doenças graves como Parkinson. Um envelhecimento ativo tem como objetivo privilegiar as pessoas com mais idade para lhes proporcionar uma dose de atividades para que exercitem o cérebro.

Atividades culturais e sociais são cada vez mais importantes para manter um indivíduo sempre ativo. Mas não só, atividades físicas como o desporto também são cada vez mais importantes para o bem-estar de pessoas mais idosas. As caminhadas, bicicleta e afins são sem dúvida um excelente contributo para que o envelhecimento ativo seja concretizado.

A independência é também um fator importante para que possa ter um ritmo de vida mais saudável e para que tenha sempre vitalidade para estar com os seus filhos e netos, fazendo atividades com eles a qualquer hora do dia.

Algumas das dicas que podemos dar para um envelhecimento ativo são:

  • Autonomia: tenha sempre a ideia que controlar e lidar situações são sempre bem-vindas.
  • Independência: A sua vida diária deve ser gerada por si e não por outras pessoas para que tenha um controlo mais alargado da mesma colaborando para um envelhecimento ativo.
  • Qualidade de vida: o desporto e o convívio são sem dúvida fortes alicerces para que tenha uma excelente qualidade de vida. O amor é indispensável, seja para se receber mas principalmente para ser dado.
  • Expectativas: Seja um indivíduo positivo. A positividade é sempre um aspeto importante para a sua vida, apenas por ter uma ideia de positividade já lhe dará uma longevidade quase que automática.

Devem saber que o envelhecimento não é uma coisa má, apenas é uma fase da vida e que terão de aprender a lidar com ela. O envelhecimento é uma dádiva, um posto, deverá saber que idade é sinónimo de conhecimento, conhecimento esse que nenhuma escola pode dar, apenas a escola da vida. Seja feliz, divirta-se e viva bem, viva melhor com um envelhecimento ativo.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...