É importante recordar

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

pequeno almoço

Pelo título do artigo, muitos estarão a perguntar: o que é que é tão importante recordar? Simples. Trata-se do pequeno almoço ou café da manhã, porque segundo vários estudos, esta é a parte do dia mais importante para o organismo e que, entre outras coisas, ajuda a prevenir a obesidade e diversas patologias.

Um pequeno almoço completo permite uma correcta distribuição das calorias ao longo do dia, e evita que se ande a comer doces e outras coisas menos aconselháveis durante o resto do dia. Ajuda também a evitar a ansiedade antes das outras refeições do dia. Para além de tudo isso, ao tomar o pequeno almoço o organismo activa-se. Tanto o corpo como a mente necessitam de “acordar” todas as manhãs, pelo que uma boa alimentação logo após acordarmos transforma-se no combustível que nos vai ajudar a reactivar as funções cerebrais adormecidas durante o sono.

O que se deve comer ao pequeno almoço? Entre as melhores opções estão:

  • Pão ou cereais: têm minerais, fibras, ácido fólico, e podem ser consumidos diariamente.
  • Frutas ou sumos de fruta: Fonte importante de hidratação, minerais e vitaminas, assim como de calorias benéficas para o corpo.
  • Produtos lácteos: embora recentemente se tenha colocado em causa o seu consumo, há sempre a opção de recorrer a outras opções como os iogurtes ou queijos magros. No entanto sugere-se o consumo moderado destes produtos.
  • Azeite: por ter um alto conteúdo em ácido óleico e antioxidantes naturais, não pode faltar na dieta diária.
  • Frutos Secos: provavelmente a maioria das pessoas não conhece o grande valor energético que estes alimentos têm, para além das proteínas, fibras, ácidos gordos não saturados, vitaminas e minerais. Ajudam ainda a reduzir os riscos de problemas cardiovasculares.

Como viu nestes exemplos, não há lugar para alimentos ricos em açúcares e gordura como enchidos, excessos de manteiga ou os típicos bolos de pastelaria que fazem parte do pequeno-almoço de muitos portugueses, nem que seja na hora de acompanhar o cafézinho. Mude de hábitos!

Se não tem por costume efectuar esta refeição, quando começar a fazê-lo ingira pouca quantidade de alimentos. Planei a sua manhã, sem se esquecer que pelo menos 10 minutos para se alimentar. Coma sempre devagar, mastigando bem os alimentos. E como uma das chaves para uma saúde 5 estrelas é variar as escolhas alimentares, faça isso mesmo e puxe pela imaginação!

Imagem Chris Goldberg via Flickr

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...