O que é a doença do beijo?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

doença do beijo

A doença do beijo é conhecida no âmbito profissional como mononucleose infecciosa e é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus da família do herpes e transmitida através da tosse ou de beijos.

Fique connosco para saber mais acerca desta doença tão comum hoje em dia. Veja este artigo até ao final e tome nota sobre os sintomas e a melhor forma de tratar esta doença.

 

O que é a doença do beijo ou mononucleose infecciosa?

Trata-se de uma infecção do tipo viral transmitida através da saliva. A situação mais vulgar é ser transmitida através dos beijos, daí o nome pelo qual é mais conhecida.

Mas para além dos beijos, esta doença pode ser transmitida através da tosse ou de espirros. Quem for contagiado com esta doença irá ter o vírus durante toda a vida, apesar de este ir perdendo eficácia com o passar dos anos.

 

Duração da doença do beijo

A doença do beijo é diferente em cada organismo, havendo pessoas que a podem “apanhar” no momento do contágio e outras que podem ser portadoras sem sequer se darem conta disso durante muito tempo.

Uma pessoa contagiada por tal doença demora entre um a dois meses a apresentar os sintomas. Uma vez surgidos os primeiros sintomas, a infecção pode durar entre 2 a 4 semanas, embora isto seja relativo porque há registo de pessoas que ficam doentes durante vários meses e não conseguem recuperar em pouco tempo.

Os médicos recomendam que se deve ter cuidado e repousar bastante para evitar que a doença do beijo se agrave ainda mais.

 

Quais são os sintomas da doença do beijo / Mononucleose infecciosa?

Os sintomas mais comuns da doença do beijo são muito semelhantes aos de uma gripe. Assim, os sintomas podem incluir dor de cabeça, fadiga e febre.

À medida que a infecção se espalha e vai passando o tempo, o paciente costuma ter os seguintes sintomas:

  • Dor de garganta devido à inflamação das amígdalas
  • Perda de apetite
  • Dores no estômago
  • Estado febril
  • Erupções na pele (acne, por exemplo)

Se padece de alguns destes sintomas, então é importante ir rapidamente a um médico para ser tratado correctamente e da melhor forma possível.

mononucleose sintomas

Qual o tratamento para a doença do beijo?

No caso de sofrer desta doença, a primeira coisa a fazer é descansar e manter o corpo em repouso o maior tempo possível para reduzir os sintomas da infecção. Deve beber muita água e outros líquidos para manter o corpo bem hidratado.

Não deve realizar nenhum tipo de actividade física até notar que a sua saúde já melhorou e que a doença está a desaparecer.

Se tiver febre e dores musculares, o melhor é tomar paracetamol.

Se o tempo vai passando e nota que não há melhorias no seu estado de saúde (e a doença ainda vai piorando), então deve recorrer à ajuda do seu médico para que este lhe receite um medicamento que ajude a combater a mononucleose infecciosa de forma mais efectiva.

Lembre-se que a doença do beijo transmite-se através da saliva, pelo que se tiver sido infectado, deve evitar beijar outras pessoas ou partilhar objectos como copos, pratos ou alimentos que possam infectar outras pessoas.

Espero que tenha ficado esclarecido acerca da doença do beijo e quais são os sintomas mais comuns desta infecção que afecta uma grande parte da população hoje em dia.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...