Distúrbios do sono mais comuns

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

sono

Dormir é algo necessário e saudável para o organismo, pelo que é aconselhável descansar 7 a 8 horas por dia. No entanto, há muitas pessoas a sofrer sempre que tentam dormir pois enfrentam diferentes tipos de distúrbios do sono.

Se tem problemas quando tenta dormir e não consegue descansar bem, então não perca este artigo e tome nota sobre quais são os distúrbios do sono mais comuns e estranhos.

 

Bruxismo noturno

Trata-se de um distúrbio de que certas pessoas sofrem quando dormem e que se caracteriza por certos movimentos involuntários na zona da boca, como por exemplo apertar com força os dentes. Este distúrbio do sono é bastante grave e sério e que pode provocar problemas na zona dental, bem como fortes dores de cabeça. As maiorias das pessoas com este distúrbio não têm consciência deste problema e não se dão conta que rangem os dentes quando estão a dormir.

 

Terrores noturnos

Os terrores noturnos são outro dos distúrbios do sono mais comuns. Consiste numa parasomnia do despertar, caracterizada por um terror extremo e incapacidade para recuperar a consciência.

Muitas pessoas confundem os pesadelos com os terrores noturnos. No entanto, os pesadelos ocorrem durante a fase REM do sono e a pessoa pode despertar totalmente. Por outro lado, a pessoa que sofre de terrores noturnos não consegue acordar, o que vai gerar uma situação de inquietação e tensão muito grande.

Os terrores noturnos são mais prejudiciais e sérios do que pode parecer à primeira vista, pois quem padece deste problema pode provocar danos a si mesmo e a outras pessoas que estejam à sua volta.

 

Apneia do sono

Outro dos distúrbios do sono mais comuns entre a população é a chamada apneia do sono. A apneia do sono é caracterizada por graves problemas para respirar quando a pessoa está a dormir.

A apneia ocorre durante a fase REM e quem tem este problema não descansa bem durante as horas de sono.

É também muito comum a pessoa que está a dormir ao lado também sofrer com as consequências deste distúrbio do sono.

Distúrbios do sono

Narcolepsia

Neste caso, a pessoa que sofre de narcolepsia tem episódios de sono repentinos durante as horas de vigília, podendo mesmo adormecer em qualquer sítio e a qualquer hora do dia.

Este tipo de distúrbio é muito perigoso porque a pessoa que padece deste problema pode adormecer enquanto conduz ou quando está a fazer alguma actividade mais perigosa. Para evitar isto, quem sofre de narcolepsia costuma tomar um medicamento chamado Xyrem.

 

Sonilóquio

Sonilóquio é outro distúrbio do sono bastante comum e que consiste em a pessoa falar quando está a dormir. Pode dizer frases curtas ou mais longas. Quem sofre deste distúrbio do sono não se recorda de nada quando acorda.

Os especialistas pensam que o sonilóquio ocorre em adultos que vivem num estado contínuo de estresse, ansiedade ou que não descansam o suficiente. É por isso que na maioria dos casos o sonilóquio costuma ser tratado através de técnicas de relaxamento e meditação.

 

Como pudemos ver, há muitas pessoas que não conseguem dormir bem durante a noite e que sofrem de diferentes distúrbios do sono. Nestes casos é importante recorrer a um especialista para tratar o problema e para que a pessoa possa descansar melhor. Lembre-se que dormir bem é essencial para poder trabalhar e fazer a uma vida normal.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...