Diferença entre açúcar e sacarina

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Há muitas pessoas que costumam tomar adoçantes artificiais como a sacarina para evitar ingerir muitas calorias como acontece no caso do açúcar. No entanto e apesar de ser um produto com poucas calorias, a sacarina tal como acontece com o açúcar, tem uma série de desvantagens, como por exemplo ser bastante prejudicial para o sistema digestivo.

Mas vamos de seguida ver mais em detalhe algumas da diferenças entre o açúcar e a sacarina para esclarecer as dúvidas.

Diferença entre açúcar e sacarina

Diferença entre açúcar e sacarina

O açúcar é um alimento composto por duas substâncias, a glicose e a frutose. No caso da sacarina, trata-se de um produto bastante mais doce que o açúcar, embora seja fabricado de forma sintética e que por isso mesmo não é um produto natural. Em relação às calorias, o açúcar tem cerca de quatro calorias por cada grama de produto, enquanto a sacarina quase não tem nenhumas calorias pelo que é bastante usada por pessoas em dieta e que querem perder alguns quilos. De acordo com os especialistas, o açúcar é muito mais saudável que a sacarina pelo que recomendam o uso moderado do mesmo.

Apesar disso, não se deve abusar do seu consumo devido à grande quantidade de calorias que contém. Por tudo isso, a sacarina não é o melhor remédio para quem quer perder peso, uma vez que o mais importante segundo a opinião dos especialistas é manter um certo controlo no consumo de certos produtos como é o caso do açúcar.

 

Perigos da sacarina

Está demostrado cientificamente que o consumo de sacarina costuma produzir problemas em todo o sistema digestivo e que dificulta o funcionamento da flora intestinal. A ingestão continuada de sacarina pode dar lugar ao desenvolvimento de doenças e problemas como a obesidade e a diabetes. Para além disso, alguns produtos de grande consumo como os sumos ou os doces são fabricados com adoçantes artificiais e não com glicose natural como a maioria das pessoas pensa. Desta forma, a maioria das pessoas acaba a consumir uma grande quantidade destes adoçantes artificiais altamente prejudiciais para o organismo.

açúcar

Perigos do açúcar

O consumo elevado de açúcar em grande parte da população é o responsável por problemas tão graves na saúde como a obesidade e a diabetes do tipo 2. Está cientificamente demonstrado que as pessoas que consomem habitualmente açúcar correm mais riscos de vir a sofrer problemas cardíacos ou de excesso de peso. Mas sem sombra de dúvida que o maior problema do açúcar é o seu grande poder aditivo e que leva as pessoas a quererem consumir cada vez maiores quantidades do mesmo.

Para evitar esta dependência muito pouco saudável e prejudicial para o organismo, os especialistas recomendam o consumo de outra substância bem mais saudável como é a sacarose e que se encontra presente num grande número de frutas e verduras. O excesso de açúcar no corpo costuma provocar problemas no estado anímico das pessoas e causa alterações de humor e uma maior irritabilidade.

 

Como pudemos ver, tanto o açúcar como a sacarina são duas substâncias de que não convém abusar devido à grande quantidade de perigos e inconvenientes para a saúde. O melhor mesmo de acordo com a maioria dos especialistas, é moderar o seu consumo ou substitui-los por outros produtos mais saudáveis para a saúde como a stevia ou o mel.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...