Dicas para reduzir o apetite

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

apetite

Após o verão muitos de nós ficámos com alguns quilos a mais, quilos esse que gostávamos de perder antes de chegar o Natal, para que o aumento de peso não seja tão exagerado após esta época festiva. Mas existe um inimigo das dietas que nos persegue durante todo o ano: andar a debicar comida.

Recorrer à comida por ansiedade ou andar a debicar doces entre as refeições são acções que podem ir contra os nossos objectivos de perder peso ou manter o peso ideal. Para saber se realmente se tem fome entre as refeições, há um truque infalível: se já passaram quatro horas desde a última refeição e podemos comer o que seja, a fome será verdadeira; se passaram duas horas e apetece-lhe algo em concreto, será emocional. Seja verdadeira ou falsa, existem alguns truques para reduzir o apetite e controlar a fome, que vamos conhecer de seguida.

 

Planear bem as refeições

Em primeiro lugar, é importante planear bem as refeições incluindo nelas alimentos saciantes como frutas, verduras ou cereais integrais. O ideal será comer lentamente e por cinco vezes ao dia para não sentir fome.

Efectivamente, os alimentos que mais saciam são os mais ricos em fibras, pois conferem volume aos resíduos no intestino. Para além disso, as fibras não têm calorias. Por outro lado, é recomendável beber muita água e comer alimentos que tenham grandes quantidades de água na sua composição, como as frutas e as verduras. A água enche a barriga sem engordar, pelo que se recomenda beber dois copos antes de cada refeição principal para se sentir saciado. Também as proteínas são saciantes, embora devam ser ingeridas sem gorduras.

 

Acabar com o aborrecimento

Por vezes, o aborrecimento e a auto-estima baixa levam a comer mais, como que sendo uma distracção. Para o evitar, o melhor é sair mais, praticar mais exercício físico e, se cair em tentação, optar por um capricho mais saudável, como por exemplo um pedaço chocolate (negro).

 

Dormir

Por último, deve saber que perder horas de descanso durante a noite pode fazer com que o corpo segregue menos leptina, a hormona que afasta a fome. Para além disso, dormir relaxa, fazendo com que não se tenha o impulso de ir frequentemente atacar o frigorífico.

Deixe o seu comentário