Curiosidades sobre a água e a saúde

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

água

Já por aqui falámos muitas vezes sobre os benefícios da água na nossa dieta. É imprescindível para hidratar o corpo, melhorar a forma física, aumentar a energia, evitar dores de cabeça, limpar o organismo, e também para ajudar à digestão.

No entanto, existem alguns mitos sobre a água e a saúde que não são totalmente verdadeiros. Por exemplo, O que é melhor, a água mineral ou da torneira? É verdade que podemos beber toda a água que quisermos? Hoje vamos tentar esclarecer algumas destas interrogações.

 

Qual a quantidade de água que é recomendável beber?

Os seres humanos são constituídos em cerca de 70% por água, pelo que para um correcto funcionamento do nosso organismo, este líquido elementar não deve faltar na nossa dieta. E agora vem a grande questão: podemos beber a quantidade de água que queiramos? Segundo os especialistas, não devemos.

Um consumo excessivo de água pode prejudicar o funcionamento dos rins e a composição sanguínea. Por essa razão é aconselhável beber água apenas quando se tiver sede.

 

A água emagrece?

O mito de que a água emagrece é outra lenda urbana que está muito difundida. Na realidade, a água não engorda nem emagrece, uma vez que não tem calorias. No entanto, beber água antes das refeições ajuda a acalmar o apetite.

curiosidades sobre a água

Água mineral ou água da torneira?

E agora a pergunta do milhão de dólares: qual é melhor, a água mineral ou a água da torneira? Os especialistas dizem-nos que que todo o tipo de água é saudável. A verdadeira questão está na quantidade de calcário que contém, já isso pode tornar a água dura, branda ou macia. Ou seja, mais ou menos benéfica para a saúde.

Neste sentido, a água mineral é mais recomendável já que contém cálcio para os ossos, potássio para evitar contracções e outros benefícios que ajudam a digestão.

A Organização Mundial de Saúde lembra-nos que a água que consumimos deveria ter um nível de dureza óptimo para o ser humano.

 

Quando é a melhor altura para beber água?

E em que momento do dia é mais recomendável beber água? Qualquer ocasião pode ser boa para beber água, mas devemos fazê-lo sobretudo quando praticamos desporto ou fazemos qualquer exercício físico, e também quando as temperaturas estão mais elevadas. Para além disto, os idosos, as grávidas e as crianças deviam beber pelo menos dois litros de água por dia.

loading...

Deixe o seu comentário