Cuidados a ter com a saúde dos pés

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

saúde dos pés

São os eternos esquecidos na nossa rotina de cuidado e beleza diários. No entanto, os pés são os que mais sofrem com o ritmo frenético da vida moderna, sempre de um lado para o outro e com muita pressa.

Será que se preocupa suficientemente com os seus pés? Vamos saber, pois hoje vamos dar alguns conselhos importantes que deve ter em conta quando cuidar dos seus pés.

 

Limpeza com água e sabão

Embora alguns conselhos sejam óbvios e do senso comum, nunca é de mais recordá-los. Por exemplo, os pés devem ser lavados diariamente com água e sabão com um PH neutro. E também devemos secar muito bem a pele para evitar que apareçam feridas provocadas pela humidade. Atenção para não se esquecer das zonas interdigitais!

 

Exfoliação e hidratação

Também é aconselhável exfoliar a pele para eliminar as células mortas e utilizar um bom creme hidratante ou algum tratamento especial para o cuidado dos pés. Para tratar os calos e calosidades, nada melhor do que uma lima especial para os pés.

 

Quando recorrer à ajuda de um especialista?

Quando os problemas já interferem e dificultam o nosso ritmo de vida é recomendável consultar um médico especialista no cuidado dos pés (um podologista ou podiatra). Ninguém melhor do que um podologista para nos recomendar um tratamento especial, porque a dor nos pés é um dos problemas mais frequentes na sociedade actual e que não deve ser encarada de forma ligeira.

 

Calçado cómodo

Outro pormenor importante nos cuidados dos pés é o calçado que costumamos usar. Escolha um calçado cómodo, fabricado com materiais de qualidade, transpiráveis e suaves. Para além disso, o calçado nunca deve apertar os pés, deve ser flexível e ter uma sola que amorteça devidamente dos impactos quando caminhamos.

Se tiver problemas de transpiração, talvez ao uso de calçado especial ou de uma palmilha própria possam ajudar a combater esse problema. Assim como desodorizantes para evitar a humidade e produtos de cosmética especiais para esta parte do corpo.

 

Conselhos para cuidar das unhas dos pés

Outra questão muito importante e que também deve ser vigiada é o cuidado das unhas dos pés.  Mantenha as unhas dos pés bem cortadas. A cada 15 dias, corte as unhas a direito, sempre num corte recto, para que a unha não encrave. Para facilitar a tarefa, faça-o após o banho. Lembre-se que unhas demasiado compridas ficam propensas à acumulação de sujidade, enquanto unhas excessivamente curtas encravam mais facilmente. Uma vez por mês, utilize uma lima para alisar a superfície da unha, removendo as impurezas entranhadas. Para limpar as unhas e deixá-las livres de sujidade, utilize uma escova macia, indicada para pés. Sempre que fizer a pédicure em casa, utilize utensílios limpos e esterilizados, evitando, assim, possíveis contaminações.

Deixe o seu comentário