Cronodieta: Aprenda a emagrecer sabendo quando comer cada alimento

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

dieta

A cronodieta defende que se pode comer de tudo e perder peso. O que na realidade marca a diferença é o horário em que comemos cada tipo de alimento.

A cronodieta foi criada em 1992 por Mauro Todisco e Paul Marconi, 2 médicos italianos.

O que é revolucionário na cronodieta é a compreensão que tudo é um ciclo, que tudo está ligado a um ritmo de vida (estações do ano, mudanças climáticas, etc.), e que tudo isso provoca alterações na vida das plantas e animais, e consequentemente, também nos seres humanos.

Os seres humanos dispõem de um relógio interno que marca o ritmo de vida (ovulação a cada 28 dias, regeneração das células da pele diariamente, etc.). Para além disso, o nosso corpo tem diferentes horários para cada órgão do corpo.

Desta forma, a cronodieta tenta compreender qual a melhor hora para comer certos alimentos, de forma a estamos mais saudáveis.

A cronodieta defende que podemos comer de tudo e mesmo assim perder peso. O que na realidade marca a diferença é o horário em que comemos cada tipo de alimento. Ou seja, não são assimilados da mesma forma os hidratos e/ou proteínas ao almoço ou ao jantar.

É por essa razão que o horário das refeições é algo muito importante. Os nossos horários das refeições devem estar sincronizados com os do cérebro e com todos os órgãos da digestão.

cronodieta

Exemplo de uma dieta baseada na cronodieta

  • É necessário tomar o pequeno-almoço (café da manhã) antes das 10 horas da manhã. A energia absorvida durante esta refeição é consumida por completo, sem se transformar em gordura (presunto, ovos, manteiga, pão, queijo, leite).
  • A meio da manhã é recomendável beber um sumo de frutas natural ou comer uma peça de fruta (evitar as bananas).
  • Para o almoço, o melhor é comer hidratos de carbono de absorção lenta, acompanhados de carne/peixe e salada. A esta hora a gordura queima-se sem problemas.
  • O lanche deverá ser feito 3 a 4 horas depois do almoço, dando preferência a produtos lácteos (leite, iogurte, queijo), frutos secos ou até mesmo um pedaço de chocolate.
  • O jantar deve ser frugal e o mais cedo possível. É hora de tomar proteínas, de preferência de peixe. Se comer carne, que seja magra. Pode comer algum produto lácteo ou queijo magro. Os aminoácidos de origem animal ajudam à produção de serotonina, o que melhora os ciclos de sono-vigília e reduz o estresse.

comer e emagrecer

Conselhos

  • Devem ser feitas 3 refeições diárias principais, com 2 lanches pelo meio.
  • Beba apenas água, nada de sumos sem líquidos gaseificados (excepção para apenas 1 copo de vinho ao almoço).
  • Coma apenas 2 frutas por dia entre as refeições.
  • Não ingira açúcares refinados (prefira mel).
  • Evite comer entre as refeições e siga horários fixos nas refeições.
  • Pode beber chá/café (1) sempre sem açúcar, nem leite.
  • Coma lentamente.
  • Pode comer mais ao pequeno-almoço, mas o jantar deve ser ligeiro.
  • Não coma nunca depois das 9 da noite.

 

Como pode ver, os conselhos da cronodieta são fáceis de seguir e o esforço não é demasiado. Apenas tem de começar a seguir estas dicas.

As indicações e conselhos aqui mencionados sobre a cronodieta são válidos apenas para pessoas saudáveis, sem nenhuma patologia crónica e em nenhum momento pretendem substituir a visita ao/à nutricionista.

loading...

Deixe o seu comentário