Consequências de ter os níveis de serotonina baixos

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

níveis de serotonina

A serotonina tem um papel muito importante no estado anímico das pessoas, na motivação e no bem-estar geral das pessoas. Sem serotonina suficiente é possível que acabe por se deixar dominar pela rotina, sem esperança… pode mesmo acontecer nos casos mais graves que nem sequer encontre qualquer sentido para a vida. Há factores externos que podem afectar directamente a produção da serotonina e isto pode ter consequências nefastas na saúde.

Existem transtornos do estado anímico como a ansiedade, a depressão e outros tipos de mal-estares que podem estar relacionados com a produção deficiente de serotonina no cérebro. Com o tempo, pode-se tornar muito difícil estabilizar a produção de serotonina. Por isso essa razão é importante que continue a ler este artigo até ao final para saber quais são as consequências e até mesmo para saber se deve mudar o seu estilo de vida, caso seja necessário.

 

A importância da serotonina

A produção de serotonina saudável é muito importante desde que nascemos e até ao final dos nossos dias. A serotonina ajuda as crianças a crescer de forma adequada, ao bom desenvolvimento do cérebro e a ter uma boa saúde emocional e equilibrada.

A serotonina também é muito importante para regular o sono. Quando o sol se põe, o seu corpo activa a libertação de mais serotonina e melatonina que ajudam a conciliar o sono para podermos descansar durante a noite e estarmos melhor no dia seguinte. Sem serotonina e melatonina suficientes no nosso corpo, iriamos sofrer de insónias. Por outro lado, a falta de serotonina e de sono podem levar uma persona a vir a ter depressão. Tenha cuidado!

serotonina

Consequências de ter os níveis de serotonina baixos

Há algumas consequências que podem ocorrer nas pessoas que têm os níveis baixos de serotonina no organismo. Se pensa que este pode ser o seu caso, deveria pensar em mudar o seu estilo de vida para poder ter os níveis de serotonina mais saudáveis.

  • Agressividade. A serotonina também pode ser responsável pelo controlo das reacções agressivas. Embora a agressão não faça parte de alguns transtornos agressivos, a irritabilidade é um efeito secundário da ansiedade e por isso pode levar mais facilmente à agressão, sobretudo se não existirem níveis suficientes de serotonina no corpo.
  • Problemas de aprendizagem. É difícil ter novas capacidades de aprendizagem com os níveis baixos de serotonina, uma vez que é esta que faz a regulação da aprendizagem. Isto significa que quando os níveis de serotonina estão equilibrados, processamos a informação com mais rapidez e eficácia. Se isso não acontecer, a aprendizagem será mais difícil e vai levar à frustração e ao baixo rendimento no trabalho e na escola.
  • Má memória. A memória está intimamente ligada à serotonina. Os problemas de memória podem ser resultado de uma deficiência em serotonina, o que pode causar stress desnecessário, e o que é pior, alterar as relações pessoais e profissionais.

 

Alguma vez pensou na importância da serotonina na sua vida? Há pessoas que pensam que estão tristes porque pensam que têm má sorte na vida, porque não conseguem aprender ou porque são incapazes… mas a verdade é que todos podemos ter uma memória melhor, aprender de forma mais eficaz e também podemos conseguir controlar os impulsos agressivos e a irritabilidade. Há que ter consciência do que está a causar o mal-estar, e sobretudo procurar soluções. A serotonina pode ser uma aliada, mas também pode ser uma inimiga. A chave é ter consciência do que é necessário fazer, de forma a poder melhorar o estado de saúde emocional o mais rápido possível.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...