Conselhos para cuidar dos ossos

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

ossos

Felizmente que estamos cada vez mais conscientes da importância de levar uma vida saudável (dieta equilibrada, exercício físico, evitar o álcool e o tabaco, etc.). Uma das partes do corpo de que melhor devemos cuidar são os ossos, pois têm a seu cargo algumas das funções primordiais do corpo humano, nomeadamente a locomoção, dotar de protecção os órgãos internos ou dar abrigo a nutrientes essenciais como o cálcio e o fósforo.

O esqueleto humano é formado por 206 peças ósseas e pela médula, representando 14% do peso total de uma pessoa. O mais surpreendente é que apenas um único fragmento de osso pode suportar mais peso do que o cimento, tendo uma capacidade de aguentar até 9 toneladas sem se fracturar. Isso deve-se à dureza da composição mineral de que são formados os ossos.

 

Vitamina D

Uma boa nutrição para os ossos deve conter em primeiro lugar alimentos ricos em cálcio, tais como o leite e seus derivados, amêndoas, alperces ou brócolos. Mas para que o cálcio se possa fixar nos ossos é necessário a presença de vitamina D, a qual, embora muitos não saibam, tem uma das suas principais fontes através da exposição ao sol. Mas para além disso podemos encontrar vitamina D em alimentos tais como os peixes azuis, a manteiga ou os ovos.

alimentos saudaveis

Malas

É preciso ter em conta de que levamos diariamente a cabo acções que podem afectar a saúde dos nossos ossos. Por exemplo, transportar um saco ou uma mala ao ombro com um peso aproximado de 10 quilos, pode provocar problemas articulares e nos ossos. Por isso, é recomendável utilizar malas de tamanho menor.

Desporto

Naturalmente que também é fundamental fazer exercício físico regularmente. Fazer desporto tem um efeito positivo no aumento da massa muscular e da resistência óssea. Entre as actividades mais benéficas para os ossos encontramos exercícios de resistência como o atletismo, a ginástica ou a dança, onde o esqueleto tem de suportar verticalmente o peso do próprio corpo.

correr

Os mais pequenos

Por outro lado, é muito importante cuidar dos ossos dos mais pequenos, evitando que levem às costas a mochila da escola com um peso exagerado, entre outras medidas.

loading...

Um comentário

Deixe o seu comentário