Conselhos para correr com tempo quente

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

conselhos para correr

Agora que é chegado o tempo mais quente todos querem estar em forma e dá vontade de começar a fazer novas actividades, havendo muitas pessoas com vontade de começar a fazer corrida. Este tipo de exercício é ideal para aquelas pessoas que trabalham em escritórios, que costumam ter vidas mais sedentárias e que querem ter uma melhor saúde e estar em forma.

Correr tem muitas vantagens, mas há que lembrar que embora pareça ser um desporto inofensivo, isso poderá trazer-lhe problemas se não o fizer da forma mais correcta. Hoje em dia há muitas aulas gratuitas que pode encontrar na Internet para aprender a correr bem e sem perigo de lesões. Mas antes de mais nada deve saber que todos os exercícios físicos requerem fazer aquecimento e o uso de roupa adequada.

Mas também é preciso compreender que todos somos diferentes, tanto no aspecto físico como emocional, e que provavelmente alguém pode correr com maior facilidade porque é mais tolerante ao exercício moderado, havendo muitos que perdem o fôlego num curto período de tempo. Se não é um corredor inato, não atire a toalha ao chão pois nada é impossível e menos ainda se tem realmente vontade de o conseguir.

Quer conhecer algumas das regras básicas para o ajudar a correr de forma segura?

Visite o seu médico

A primeira coisa que deve fazer antes de começar a correr é visitar o seu médico. É ele que o irá ajudar a determinar se está em forma para poder começar a correr, ou se tem de seguir algum tipo especial de treino de acordo com as suas condições físicas.

Se lhe dói alguma coisa ou se tem algum problema, não pense que correndo irá ficar curado porque isso não vai acontecer.

Não faça caso dos que dizem que o exercício cura tudo porque fazer exercício sem ter condições para isso pode conduzir a graves problemas de saúde físicos, sobretudo se tem algumas partes do seu sistema músculo-esquelético danificadas. É melhor prevenir do que remediar, por essa razão, comece a correr apenas quando tiver aprovação do seu médico para o efeito, nunca antes.

Evite as horas de maior calor

É muito importante que evite fazer exercício e correr durante as horas de mais calor. Por essa razão, a partir das 11 da manhã e até ao final da tarde, deve evitar correr. Nas horas de maior calor pode haver o perigo de insolação ou desidratação. O melhor será começar a correr cedo pela manhã ou quando o sol já se está a pôr, ou seja, quando já não há demasiado calor para correr.

Beba água a cada 20 minutos

Quando estiver a fazer exercício nunca deve correr sem beber água. A água nunca pode faltar, senão irá ficar desidratado. Para além de o fazer sentir-se mais cansado, pode ter também mais probabilidades de vir a ter problemas de saúde. O ideal é beber água uma vez a cada vinte minutos de treino para estar sempre bem hidratado.

Roupa cómoda

Deve usar sempre roupa cómoda para poder fazer desporto de forma mais eficaz, mas também não é necessário gastar muito dinheiro. No entanto, deve pensar que quando se trata de sua saúde e de estar mais cómodo, deve dar prioridade ao seu bem-estar emocional e físico. Uma das melhores formas de preparar o seu corpo para correr é com equipamento especializado. Roupa com tecidos sintéticos ligeiros deverá ser uma boa opção.

Também são extremamente importantes as sapatilhas de corrida que vai utilizar, pois se não escolher o calçado mais adequado irá ter certamente dores nos pés e inflamação nas pernas. Se conseguir ter o equipamento mais adequado para correr, irá correr com mais gosto. Por outro lado, se não for o equipamento mais adequando, irá começar a sentir dores e vai abandonar rapidamente o exercício.

 alongamentos

Aquecimento e técnicas de alongamento

Não fazer alongamentos ou aquecimento antes de começar a correr é um erro tremendo que muitas pessoas cometem quando começam a correr. Cada corredor (especialmente os principiantes) deve saber que todas as actividades físicas sem o devido aquecimento podem provocar dores e cãibras devido à tensão excessiva dos músculos. Isto pode provocar dores crónicas e mal-estar no corpo, entre outros problemas. Se quer ser um bom corredor deve fazer aquecimento antes de começar a correr. Apenas 15 minutos deverão ser suficientes. Para além disso deve começar sempre devagar e ir aumentando o ritmo, o tempo e os quilómetros percorridos, conforme for ganhando mais forma física.

Escute o seu corpo

Normalmente correr costuma fazer com que as pessoas sintam prazer físico e mental, mas nem sempre é assim. Por vezes esse sentimento de prazer pode ser substituído por sentimentos negativos e até mesmo por algum tipo de dor. Não importa se não tem qualquer problema de saúde, pois é sempre preciso prestar atenção aos sinais que o corpo envia. Se algo estiver mal quando corre, o seu corpo irá dizer-lhe que deve parar. A sua tarefa consiste em ter em conta estes sinais e ir ao médico o mais rápido possível. Um estado de alerta constante poderá ajudar a diagnosticar algum tipo de problema.

 conselhos para começar a correr

Também deve descansar

É verdade que começar a correr faz as pessoas sentirem-se melhor. Para além disso, correr com regularidade irá fazer com que se sinta mais produtivo, mais forte e com uma maior força de vontade, aumentando assim a sua auto-estima. O poder da mente e o seu estado anímico irão ficar mais fortalecidos. Para aumentar a sua resistência deve ter pensamentos positivos, acreditar em si mesmo e correr para estar melhor física e mentalmente.

Mas o seu corpo também precisa de descansar da actividade física pelo menos um ou dois dias por semana. Estes períodos de descanso vão dar ao seu corpo a oportunidade de recuperar do esforço e de se adaptar às mudanças para ser mais forte e estar mais saudável.

Imagens: Chris HunkelerMichael Coghlan e Nathan Rupert

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...