Conselhos para baixar os níveis de stress durante a época natalícia

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

stress

Durante as festas natalícias e de final de ano é frequente os níveis de stress aumentarem bastante. Os gastos económicos, as relações familiares, assim como os eventos são os principais inimigos nesta altura do ano. É por essa razão que hoje vamos aqui deixar alguns conselhos para baixar os níveis de stress que esta época do ano pode provocar.

Se quiser aproveitar as festas natalícias e também cuidar da sua saúde, recomendamos que mantenha ao longe o stress, colocando na prática os seguintes conselhos:

·         Organize e planifique, pois é a chave do êxito. Faça uma check-list das actividades pendentes que pode ir riscando à medida que vai fazendo, de forma a não criar stress devido ao risco de se esquecer de alguma coisa.

·         Delegue responsabilidades para organizar eventos ou actividades que costume fazer nesta época, tais como comprar prendas, fazer refeições, entre outras.

·         Diga NÃO quando pensar que vai estar a comprometer-se a fazer alguma coisa que não vai conseguir fazer, ou quando se estiver a desviar demasiado do plano estabelecido ou do dinheiro que planeava gastar. Muitas vezes podermos dizer não a fazer determinada tarefa ou a comprar algo é um grande alívio para a nossa cabeça.

·         Permita-se ter algum descanso, pois como qualquer ser humano não podemos estar sempre bem sem descansar ou dormir adequadamente, nem parar para respirar um pouco. Por essa razão, dedique umas horas do dia para tomar um banho reconfortante, para ler um livro, ouvir música ou a fazer uma actividade relaxante.

·         Não procure a perfeição pois é uma meta inalcançável. Mas mesmo que fosse possível de atingir a perfeição, isso iria gerar uma tensão pouco em nós. Pense que todos apreciam mais as festas de Natal não dando tanto importância à forma como as coisas são feitas, mas sim em celebrar este período junto da família e dos respectivos entes queridos.

·         Não deixe de fazer actividade física, pois é uma boa forma de descarregar as tensões, de voltar mais eficiente ao trabalho e sobretudo, de colocar de lado as preocupações, mesmo que seja por pouco tempo.

·         Procure ajuda, pois muitas vezes não é possível conseguir fazer tudo ao mesmo tempo e saber pedir ajuda pode ser a sua salvação. Atribua tarefas aos seus convidados ou peça ajuda para fazer o jantar de Natal. Estas ajudas podem ser um grande alívio na sua agenda nesta altura.

·         Não se esqueça de se alimentar bem já que uma dieta à base de comida rápida e com poucos nutrientes também pode criar stress no seu corpo. Por outro lado, uma dieta saudável pode trazer mais energia, fazendo-o sentir-se melhor no meio de tanta actividade.

O stress no nosso corpo apenas traz mau estar e pode a longo prazo ser a causa de muitos problemas de saúde.

Para além de tudo o que já falámos e se realmente quer cuidar de si nesta altura do ano, então controle o que come e sobretudo, aprecie os momentos festivos, o que é fundamental para baixar os níveis de stress. Lembre-se destes conselhos e comece já a colocá-los em prática já.

loading...

Deixe o seu comentário