Conselhos para ter antioxidantes na sua dieta

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

O organismo produz de forma natural substâncias denominadas radicais livres

, a partir do oxigénio e que são parte do processo oxidativo das células, no entanto, estas substâncias quando em excesso podem ser prejudiciais à sua saúde. Por isso, o consumo de outras substâncias que neutralizem o seu efeito é fundamental e hoje vamos ajudar com alguns conselhos para adicionar antioxidante à sua dieta.

Beba sumos naturais frescos: a ingestão de pelo menos um copo de sumo de laranja fresco ou de um sumo de cenoura feito na hora será uma grande ajuda para aumentar a quota de antioxidantes diária pois incluirá nutrientes como a vitamina C ou A.

Adicione sementes aos seus pratos: sementes de girassol ou de sésamo e outras são uma boa fonte de vitamina E, cuja principal função é ser antioxidante no organismo. Pode consumir sementes com bolos, em saladas, em recheios, no pão ou nos cereais ao pequeno almoço.

Coma pelo menos uma dose de verduras cruas por dia: com isto irá garantir uma quota de antioxidantes no seu menu diário, já que desde as cebolas, até às cenouras, os espinafres, brócolos ou tomates são grandes fontes de substancias antioxidantes.

Beba um copo de vinho tinto por dia: o vinho tinto possui um composto chamado resveratrol com uma forte acção antioxidante. Por isso, o consumo de apenas um copo diariamente é o ideal para proteger o organismo do stress oxidativo. Em vez de um copo de vinho tinto poderá também optar por comer uvas escuras com pele.

Junte limão às saladas: o sumo de limão irá conservar não apenas os antioxidantes dos outros vegetais da salada como também é uma excelente fonte de vitamina C em si mesmo.

Consuma cereais integrais: estes conservam melhor os seus nutrientes e por isso, podem fornecer-nos selénio, um mineral com uma potente acção antioxidante.

Use ervas aromáticas: algumas especiarias e ervas como os orégãos, o cravo, o tomilho, o manjericão e o alecrim têm um alto teor de substancias antioxidantes.

Todos precisamos de antioxidantes e estes conselhos podem ser uma boa forma de aumentar o seu consumo na nossa dieta diária. No entanto se pratica alguma actividade física, leva uma vida agitada e desordenada, fuma ou vive numa cidade com altos níveis de contaminação, irá precisar de uma maior quantidade destas substancias que lutam contra a oxidação das células do seu organismo.

loading...

2 Comentários

  1. olga

Deixe o seu comentário