Conheça os sinais de intolerância ao glúten

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

doença celíaca

Alimentos e produtos etiquetados “sem glúten” são cada vez mais comuns nas lojas, e a palavra “glúten” também parece estar (infelizmente) na moda. Mas, e se você é intolerante ao glúten e não sabe? A intolerância ao glúten é conhecida por “doença celíaca” e pode provocar outras doenças graves e que transformam a vida de uma pessoa numa autêntica tortura.

O glúten é uma proteína que se encontra no trigo, no centeio e na cevada, estimando-se que cerca de 15% da população mundial seja intolerante ao glúten. A eliminação do glúten da dieta é uma forma de determinar você pode ser realmente intolerante, embora uma análise ao sangue seja uma forma mais rigorosa de detectar o problema.

Mas quais são afinal os sinais que indicam que se pode ter intolerância ao glúten?

 

Problemas digestivos

Um dos sinais mais evidentes que se pode ser intolerante ao glúten é ter problemas digestivos com frequência, e para além disso estes serem ainda bastante severos. Podem ser diarreias, prisão de ventre, gases, etc. Até mesmo pessoas com o Síndrome do Cólon Irritável diagnosticado conseguem algum alívio através de uma dieta sem glúten.

 

Dores de cabeça

As dores de cabeça frequentes ou as enxaquecas são um sinal comum de intolerância ao glúten. Se eliminar o glúten da sua dieta poderá notar uma menor frequência das dores de cabeça.

intolerância ao glúten

Sentir-se deprimido

Comer alimentos com glúten pode aumentar os transtornos do estado de humor e fazer a pessoa sentir mais ansiedade, depressão e até mesmo stress. Se costuma consumir alimentos com glúten e sente que o seu estado anímico não anda lá muito bem, isso poderá ser um sinal (juntamente com outros) que indica a possibilidade de você ser celíaco.

 

Ter as articulações inflamadas

Se sente dores frequentes nas articulações de qualquer parte do corpo, é possível que o glúten esteja por trás desse problema.

 

Cansaço

É possível que se sinta como se não dormisse bem, como se nunca tivesse energia, ou seja, sente-se sempre cansado mesmo dormindo o número de horas recomendado. Uma dieta sem glúten poderá ser a solução. O glúten pode induzir a fadiga e ainda interromper os padrões normais de sono.

 

Deficiência imunitária

Outro sinal frequente de intolerância ao glúten é ter deficiência imunitária, bem como o surgimento de doenças como a artrite, psoríase e até mesmo esclerose múltipla.

 

E você identifica-se com algum destes sintomas? Se acredita que pode ser intolerante ao glúten faça uma visita ao seu médico e esclareça as suas dúvidas. Ele é a pessoa mais indicada para realizar os exames adequados e para tirar todas as dúvidas sobre uma eventual intolerância ao glúten que possa ter.

loading...

Deixe o seu comentário