Como tratar as infecções nas unhas e nos pés

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

infecções nas unhas

As infecções nas unhas e nos pés não são nada agradáveis. Logicamente que o nosso primeiro impulso é consultar um médico de confiança. No entanto, embora o aspecto possa ser bastante desagradável, na maioria dos casos não há grande razão para alarme.

As infecções nas unhas e nos pés podem acontecer devido a muitas e diferentes causas, como o uso de calçado desapropriado, fungos ou mesmo hábitos de vida pouco higiénicos. De qualquer forma, a prevenção é o melhor tratamento para evitar este tipo de problemas. Mas se já é demasiado tarde, não perca alguns dos tratamentos contra as infecções nas unhas e nos pés que lhe vamos explicar hoje na Rica Saúde.

 

Infecções nas unhas

Dor, vermelhidão e inflamação costumam ser os sintomas mais frequentes de uma infecção na unha do pé. Um problema que pode infectar com muita facilidade, pelo que deve actuar imediatamente antes que piore e se espalhe.

Os especialistas recomendam que se mergulhe o dedo em água morna 3 ou 4 vezes ao dia. E não se esqueça de secar cuidadosamente os pés para evitar que apareçam mais zonas afectadas.

Para tratar a infecção, também deve colocar sob a unha afectada um pedaço de fio dental ou algodão humedecido ligeiramente em água ou algum anti-séptico. Um conselho, se optar pelo fio dental evite usar um fio muito grosso, com cera, aromatizado ou com qualquer outra substância que possa piorar ainda mais a unha infectada.

Evite o calçado demasiado justo ou apertado, pois pode piorar a situação. E naturalmente que é também importante consultar um especialista, porque as infecções nas unhas e nos pés devem ser tratadas por um médico. Por essa razão deve evitar a automedicação. Não utilize cremes recomendados por amigos ou familiares, porque cada paciente é diferente e tem as suas próprias necessidades.

pé de atleta

Infecções nos pés

Este tipo de problemas pode-nos afectar em qualquer época do ano, mas a época do verão é sem dúvida a pior de todas. A praia e as piscinas são o destino preferido de muitos fungos, vírus e bactérias, que são os responsáveis por muitas das infecções.

Não caminhar descalço, uma boa higiene diária e o uso de calçado adequado ajudam a evitar este tipo de infecções.

Apesar disso, as infecções também podem acontecer por culpa de uma má circulação, devido a doenças ou mesmo pelo uso de calçado inapropriado. Por essa razão e para saber qual é o tratamento mais adequado para os pés, é necessário descobrir a origem do problema.

O tratamento dependerá das necessidades de cada paciente, mas na maioria dos casos, recomenda-se o uso de antibióticos ou de medicamentos sobre a zona afectada. Obviamente que estes tratamentos devem ser administrados por um médico. Mais uma vez, evite a automedicação sem a supervisão de um dermatologista.

Para evitar piorar ainda mais o problema use calçado apropriado, pois caso contrário, a infecção poderá agravar-se.

infecções nos pés

Fungos nas unhas e nos pés

A maioria das infecções que acontecem nos pés são produzidas por fungos, e não costumam ser graves. É o que todos conhecemos como “pé de atleta”.

Vermelhidão, comichão, fissuras e uma sensação de queimadura são alguns dos sintomas mais frequentes. Evite tratar-se e si mesmo das infecções de fungos nas unhas e nos pés. Consulte um especialista e lembre-se ainda de desinfectar o calçado.

 

E que medidas é possível tomar em casa? Uma boa higiene dos pés é fundamental. Por essa razão lave os pés bem com água e sabão pelo menos duas vezes ao dia e mantenha-os bem secos.

Deixe o seu comentário