Como prevenir os cálculos renais

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

cálculos renais

Os cálculos renais são um dos problemas mais comuns no aparelho urinário. Poderíamos defini-los como depósitos de substâncias que, apesar de normalmente se encontrarem dissolvidas na urina, podem acumular-se nos rins provocando o aparecimento do que popularmente é conhecido como “areias” nos rins. Estas são expulsas de forma natural através da urina, mas se aumentarem de tamanho então surgem os cálculos renais, também chamados de pedras nos rins, que podem mesmo interferir no normal funcionamento deste órgão.

No entanto, este problema pode ser prevenido de forma natural. A chave, como é normal nestas situações, está na alimentação. Se levarmos a cabo uma dieta equilibrada, acompanhada de uma hidratação correcta, o funcionamento dos rins irá melhorar. Com efeito, uma dieta pobre em líquidos e baixa em fibras é uma das causas que pode provocar o aparecimento dos cálculos renais. Quer saber como os evitar? Vamos saber já de seguida.

 

Hábitos dietéticos

Como acabamos de comentar, os nossos hábitos dietéticos estão directamente relacionados com o aparecimento de cálculos renais. Se não bebemos líquidos suficientes, se levamos uma dieta pobre em fibras e demasiado rica em proteínas, sal ou oxalatos (sais minerais que se encontram em alguns vegetais), então será muito possível que os cálculos renais se venham a desenvolver.

calculos renais

Eliminar os resíduos

Pesquisas realizadas ao longo dos anos sugerem que beber mais água ajuda a limpar os rins de sódio, ureia e toxinas do corpo. Os estudos dizem que há menos riscos de haver problemas renais a longo prazo nas pessoas que bebem mais água e outros líquidos.

Com um maior volume de urina por dia reduz-se a concentração de sais e é facilitado a expulsão de areias dos rins. Expulsar a urina é um processo chave para eliminar os resíduos acumulados. Para além disso, beber água suficiente irá não só melhorar o funcionamentos dos próprios rins como ainda ajudar a que o sangue se depure melhor, o que também contribui para a redução do risco de formação de cálculos renais.

 

Fitoterapia para os cálculos renais

Para a redução e eliminação dos cálculos renais o areias também é aconselhável a fitoterapia (plantas medicinais), que ainda ajudam a prevenir que se formem de novo. A herniária ou a cavalinha são algumas das plantas a que se atribuem propriedades diuréticas.

No entanto, antes de usar qualquer remédio natural, certifique-se de obter a aprovação de seu médico para ter certeza de que eles não vão interagir negativamente com medicamentos ou antibióticos. De acordo com a University of Maryland Complementary and Alternative Medicine, as ervas podem fortalecer o organismo a combater a infecção. Elas podem ser utilizadas em uma variedade de formas, incluindo extractos secos, tais como pós, cápsulas ou chás, ou tinturas, que são extractos líquidos da erva. Ervas que podem curar infecções renais e da bexiga incluem o chá verde, que é um antioxidante que estimula o sistema imunológico. Use 250 a 500 mg de extracto de chá verde todos os dias para obter benefícios antioxidantes. Ele vem sob a forma de cápsulas, bem como chá. A Unha de Gato é um antibacteriano, tome 20 mg em forma de cápsula três vezes por dia. O cardo mariano (cardo leiteiro no Brasil) desintoxica o corpo; tome 80 a 160 mg, em forma de cápsula de duas a três vezes por dia.

loading...

Um comentário

  1. sofia

Deixe o seu comentário