Como evitar intoxicações alimentares nas saladas durante o verão

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

evitar infecções alimentares

O que mais lhe apetece comer durante o verão? Pessoalmente, penso que um dos pratos que não pode faltar à mesa durante o verão é uma boa salada. Você está de acordo comigo? É a melhor forma de combater o calor, ao mesmo tempo que se vai desfrutando do sabor dos alimentos.

No entanto, há que ter em conta que os ingredientes que pomos nas saladas estão crus, o que significa que não foram submetidos a nenhum processo culinário como a cozedura ou simplesmente fervidos. Por essa razão estão mais susceptíveis a problemas como uma intoxicação alimentar.

Os mais habituais são os vegetais, sobretudo os que são utilizados nas saladas. Estes alimentos estão associados ao perigo microbiológico de contaminação por bactérias como a Listeria, E. coli ou a Salmonella, pelo que é fundamental limpar e conservar bem as saladas. Se quer que as suas saladas fiquem livres de bactérias, será imprescindível uma boa conservação dos vegetais, uma limpeza rigorosa e a utilização de utensílios adequados à sua confecção.

evitar intoxicações alimentaresEm casa, este tipo de alimentos deve estar o mínimo tempo possível à temperatura ambiente. Mas e para além de serem armazenados no frigorífico (geleira no Brasil), é também importante evitar guardá-los em embalagens herméticas e deitá-los fora no caso de não terem sido consumidos no prazo de três a cinco dias.

Em relação à lavagem, o ideal será deixar de molho os vegetais durante uns dez minutos com água abundante e umas gotas de lixivia (água sanitária no Brasil), amukina ou um pouco de vinagre, eliminando depois qualquer resíduo. Quando cortar os vegetais, deve utilizar uma faca destinada apenas a esse efeito, e que deve estar completamente limpa. Para além disso, o corte deve ser feito na altura em que se vai comer de forma a evitar que os vegetais adquiram aquela cor mais escura menos convidativa.

Siga os nossos conselhos e desfrute do prazer de comer saladas sem perigo durante este verão!

loading...

Deixe o seu comentário