Como controlar a ansiedade no trabalho

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

controlar a ansiedade

A ansiedade no trabalho é uma das causas mais comuns para o surgimento de doenças nos trabalhadores, uma vez que a ansiedade está relacionada com o mal-estar físico e psíquico das pessoas. Este tipo de ansiedade nunca é agradável de tratar porque para além de afectar a saúde, também afecta a atitude perante o trabalho, assim como a capacidade de o levar a cabo.

A ansiedade pode até mesmo criar medo de ir trabalhar e fazer com que as situações corriqueiras nos preocupem de forma excessiva quando estamos fora do horário laboral, algo que faz com que não se possa descansar adequadamente, nem nos permite desligar mentalmente dos assuntos relacionados com o trabalho. Para que a ansiedade no trabalho não o afecte mais do que seria suposto, queremos hoje aqui deixar alguns conselhos para o ajudar a superar esta situação de uma vez por todas.

 

Utilize a evasão

Embora nem sempre seja possível fazê-lo e menos ainda no trabalho, por vezes pode ser muito útil recorrer à evasão para enfrentar este problema. É verdade que isto não vai resolver o problema mas assim poderá ter algum tempo para encontrar a melhor solução e poder lidar melhor com esta ansiedade.

Por vezes o simples facto de se evitar as coisas que produzem ansiedade pode fazer-nos sentir melhor, mas para poder tratar este problema tem que procurar uma solução definitiva. Por exemplo, se a causa deste problema está numa pessoa não o trata bem, uma forma de se sentir melhor é evitar contactos com ela, mas não é admissível qualquer falta de respeito por parte dos outros pelo que tem de se impor e fazer-se respeitar para resolver de vez o problema.

 

Procure pela fonte da sua ansiedade

A primeira coisa a fazer é saber quais são as situações que lhe estão a causar ansiedade, pelo que deve identificar quais são as causas. Há alguém no seu local de trabalho que o faça sentir ansioso/a? É numa situação determinada como as reuniões semanais ou alguma conferência onde vai participar que lhe causa ansiedade? Averigúe por que razão tem ansiedade no trabalho e procure uma forma de lidar com a mesma para poder enfrentar o dia-a-dia com sucesso.

 

Aprenda técnicas de respiração

Para aprender técnicas de respiração não é preciso estar grávida ou ter aulas de meditação. Algumas técnicas de respiração são muito úteis quando se sentir ansioso/a porque podem realmente ajudar a superar uma situação mais stressante. Este tipo de respiração centra-se na concentração e no controlo do ar que entra e sai do corpo, sobretudo na respiração mais profunda.

 

Trace um plano

Embora o primeiro ponto deste artigo refira que se evite certas situações, a verdade é que não é uma boa estratégia a longo prazo. Por este motivo é importante traçar um plano para solucionar o problema.

Por exemplo, se alguém for cruel contigo, então vai ter de considerar a opção de o confrontar e procurar uma solução. Mas se o que lhe causa ansiedade é fazer umas determinadas tarefas no trabalho, então vai ter de procurar uma forma de estar mais capacitado para realizar essa tarefa. Se traçar um plano poderá sentir menos ansiedade porque saberá como poderá actuar perante a situação que o stressa.

 

Fale consigo mesmo

Por vezes falar connosco mesmo pode ajudar, assim como ter um diário onde possa expressar todas as suas emoções e pensamentos. Isso vai fazer com que possa ver as coisas de outra perspectiva quase sem esforço. Para além disso, é muito positivo que possa dizer a si mesmo que é capaz de controlar esse tipo de situação para assim ganhar confiança e bem-estar emocional. Lembre-se que está no seu local de trabalho e o que que importa é dar o melhor de si mesmo.

 

Procure ajuda

Se depois de tentar resolver a situação que provoca ansiedade por sua conta não encontrar forma de se sentir melhor, então tem duas soluções: procurar ajuda profissional que o ajude a canalizar as emoções ou então procurar ajuda junto do seu chefe para poder abordar a situação de um outro ponto de vista. Se for o seu chefe que lhe causa ansiedade, então pode procurar ajuda junto do superior do seu chefe.

 

Procurar outro trabalho

Se depois de ter tentado tudo ainda sentir que não consegue lidar com a ansiedade no seu local de trabalho, então a melhor opção será mesmo procurar por um novo emprego. Pense que passa muito tempo no trabalho e não tem de se sentir mal num local onde passa tantas horas da sua vida.

Lembre-se que a sua saúde física e emocional é muito mais importante do que qualquer trabalho, por muito importante que seja. Você e a sua saúde estão em primeiro lugar.

Imagem @Bada Bing

loading...

Deixe o seu comentário