Como combater o ardor no estômago

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

ardor no estômago

Por vezes e após uma refeição mais pesada ou quando bebemos demasiado, pode surgir uma sensação de desconforto na parte superior do abdómen. Esta sensação desagradável também pode acontecer mesmo quando se come de forma mais moderada é conhecida como acidez ou ardor no estômago. Este tipo de problema é desconfortável, irritante e muito incómodo. A maioria das pessoas já teve pirose, um ardor na boca do estômago ou parte inferior do tórax, no pescoço e na garganta. Isto deve-se a uma irritação da mucosa gástrica, produzida pela subida dos ácidos gástricos através do tubo digestivo até ao esófago. O músculo que normalmente o impede relaxa e provoca o refluxo do ácido e a sensação de ardor.

Para o evitar, é aconselhável prescindir de alguns hábitos frequentes após as refeições: o café e dormir um pouco. Também existem alguns fármacos, denominados antiácidos, e que aliviam esta sensação desagradável. No entanto, será conveniente ter em conta que a acidez também pode ser um sintoma de algo mais importante, como uma hérnia diafragmática ou uma angina de peito. É por essa razão que os médicos recomendam às pessoas mais propensas a problemas de coração, principalmente homens com mais de 40 anos, pessoas com hipertensão, com altos índices de colesterol ou de tabagismo, que se submetam a um electrocardiograma.

 

Alguns remédios caseiros para combater o ardor no estômago

  • Comer correctamente. Procurar fazer refeições ligeiras e com poucas gorduras, picantes ou doces, substituindo-as por alimentos ricos em fibras e proteínas. Deve ainda tentar fazer refeições várias vezes ao longo do dia (a cada 3 ou 4 horas, no máximo). Mastigue devagar os alimentos para evitar ingerir ar. Tenha especial cuidado com os alimentos naturais mais ácidos como limões, laranjas, toranjas, tomates, etc.
  • Bebidas. Sempre que possível evite beber durante as refeições, e sobretudo evite as bebidas com gás, álcool ou cafeína.
  • Não faça exercício após as refeições.
  • Não se deite na cama para fazer a sesta, uma vez que a posição horizontal favorece o refluxo dos ácidos. Se quiser dormir um pouco, experimente fazê-lo recostado no sofá e mantendo a cabeça mais alta do que o resto do corpo.
  • Não use roupa apertada. A pressão sobre o abdómen dificulta a digestão.
  • Aos primeiros sintomas de acidez, beba um pouco de água, leite ou algum antiácido natural.
loading...

Deixe o seu comentário