Como baixar o colesterol

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

como baixar o colesterol

Como baixar o colesterol. Como é sobejamente conhecido o colesterol alto é um factor que aumenta drasticamente o risco em relação a doenças cardíacas. Existem muitas formas para baixar o mau colesterol e algumas delas podem mesmo nem ter necessidade de recorrer a medicamentos ou drogas.

Trata-se simplesmente de mudanças de vida terapêuticas, que são todos os ajustes que podemos fazer à nossa rotina diária para melhorar a nossa saúde. Estes ajustes costumam ser as típicas recomendações dadas pelo nosso médico como primeira forma de enfrentar o problema. Se tiver os níveis de colesterol muito altos, ou se sofre de alguma condição em particular, poderá ser que o seu médico lhe recomende algum tipo de medicação ou tratamentos adicionais às mudanças que de seguida vamos mencionar.

Existe uma lista de recomendação para as pessoas que querem baixar o seu colesterol e ao mesmo tempo manter uma boa saúde. Para isso é preciso:

 

Perder peso

Ter excesso de peso pode aumentar os níveis de LDL (“mau” colesterol) e baixar os níveis de HDL (colesterol “bom”). Esta combinação apenas cria mais problemas, dado que nos coloca na posição ideal para vir futuramente a sofrer com problemas cardíacos Se tiver excesso de peso e conseguir perder nem que seja apenas 5 a 10% do seu peso corporal, irá mostrar melhorias nos seus níveis de colesterol. Existe uma série de dietas e receitas que pode seguir para alcançar um peso saudável. Aqui, neste blogue irá encontrar certamente alguma dieta que se adaptará a si.

 

Como baixar o colesterol aumentando a actividade física

Actualmente diz-se que devemos fazer exercício durante 30 minutos por dia, 5 dias por semana. Alguns estudos já mostraram que assim poderá baixar levemente o colesterol LDL e aumentar o HDL. Mesmo que não faça exercício físico há algum tempo, se iniciar actividades de baixo impacto e intensidade, como por exemplo caminhar durante 30 minutos seguidos, será o suficiente para ajudar um pouco a baixar os seus níveis de colesterol.

 

Modificar a dieta

Existem dietas feitas especificamente para baixar a quantidade de gordura, ajustando-a para os parâmetros nos quais o colesterol deveria baixar. Especificamente, estas dietas devem ter altos conteúdos de fibras solúveis, muita fruta e vegetais e deve haver uma consciencialização entre o que são as gorduras “boas” e “más”. Independentemente da dieta escolhida, é importante que a dieta seja saudável, com muitas frutas e vegetais, além de grãos integrais e fontes magras de proteínas. Deve também ser limitado o consumo de carnes gordas, fritos, bolos e tudo o que sejam alimentos com excesso de gorduras.

 

Alimentos para uma dieta baixa em colesterol

A variedade de alimentos que se podem comer numa dieta baixa em colesterol é surpreendentemente ampla. O mais importante é ter em conta os tipos de gordura consumidos, tentando minimizar o consumo de gorduras saturadas e substituindo-as por gorduras insaturadas.

Exemplos de fontes de gorduras insaturadas são: amêndoas, pistácios, peixe (salmão especialmente), abacate, sementes de girassol, grãos integrais (aveia, trigo integral, etc.). Não é necessário eliminar as carnes, mas deve optar pelas carnes magras como por exemplo frango ou peru. Também são muito importantes neste tipo de dietas os vegetais.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...