Como baixar a tensão arterial

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Como baixar a tensão arterial

. A hipertensão arterial é o aumento da pressão arterial de forma crónica com valores iguais ou superiores a 140mm de Hg de pressão sistólica e 90mm de Hg de pressão diastólica (14 máxima – 9 mínima). As causas do seu aparecimento geralmente são devidas a doenças endócrinas ou renais entre outras, como por exemplo o consumo de alguns fármacos, stresse, tabaco, abuso de álcool, excesso de peso, falta de exercício e alimentação inadequada.

Reduzir a quantidade de sódio na dieta reduz a pressão arterial. O sal é necessário ao organismo em pequenas doses, mas quando se ultrapassa a quantidade adequada pode produzir retenção de líquidos e aumento da pressão arterial, pelo que por dia apenas é necessário 1,25g de sal.

Os alimentos frescos costumam ter uma concentração de sal muito mais baixa do que os alimentos pré-cozinhados ou preparados, como sopas comerciais, pastilhas de caldos, pizzas, bolos, lasanhas, croquetes, queijos curados, batatas fritas, salsichas, etc. Daí que seja importante acostumar-se a ler as etiquetas e a escolher aqueles onde o sal está no final da lista, porque serão os que menos proporção de sal contém. Também os fármacos efervescentes têm um alto conteúdo de sal.

Escolha também os alimentos que contenham menos de 0,5g ou 500mg de sódio/100g de produto. Se quiser calcular quanto sal tem um produto, deve multiplicar a quantidade de sódio por 2,5, já que um grama de sódio equivale a 2,5 gramas de sal.

Para tornar mais saborosos os pratos, utilize especiarias e ervas aromáticas como substitutos do sal, como por exemplo noz-moscada, louro, manjericão, pimenta, sálvia, tomilho, alho, cebola, orégãos, alecrim, caril em pó, endro, mostarda, sumo de limão, canela, estragão ou salsa.

Recomenda-se o consumo de verduras, frutas, legumes, peixe, azeite e alimentos com pouca gordura. Evitar o álcool e substancias excitantes como a cafeína, fazer exercício, não fumar e controlar o peso, para manter controlada sua a tensão arterial.

loading...

Deixe o seu comentário