Como acabar com os maus hábitos

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

maus habitos

Todos nós temos algum mau hábito de que nos queremos livrar, embora muitas vezes seja difícil encontrar a força de vontade ou forma de o fazer. Prometemos a nós próprios milhentas vezes, mas não final… nada. Já alguma vez tentou acabar com um mau hábito, conseguindo andar alguns dias “na linha”, mas depois voltando a cair nas suas garras? Não se preocupe, é mais comum do que imagina.

Existem imensos maus hábitos como por exemplo fumar, beber, morder as unhas ou comer coisas pouco saudáveis. Há tantas situações que é quase impossível nos lembrarmos de tudo. Mas o problema dos maus hábitos é que criam costumes, e os costumes ganham raízes nas rotinas diárias. O seu subconsciente quer que continue com esse mau hábito porque já se tornou parte de si, mesmo que ainda não tenha dado conta disso. Mas não se preocupe pois hoje vou dar alguns conselhos para que possa acabar os maus hábitos de uma vez por todas.

Rodeie-se de pessoas que não tenham esse hábito

O pior que pode fazer se realmente quer deixar um mau hábito é rodear-se de pessoas que fazem o mesmo. Imagina-se a deixar de fumar estando rodeado de fumadores? Para além disso, deve não só rodear-se de pessoas sem esse hábito, como ainda devem apoiá-lo nos momentos mais difíceis, dando-lhe a mão quando estiver prestes a cair em tentação para que não o faça.

Este tipo de pessoas é imprescindível na sua vida agora mesmo. São eles que o podem ajudar a marcar um antes e um depois de um mau hábito.

 mau habito

Seja persistente

Não é fácil mas pode conseguir, se realmente estiver disposto a isso. As coisas pelas quais vale a pena lutar não são fáceis, por isso quando tomar uma decisão deve insistir nela e não olhar para trás.

Deve saber que irá ter alguns dias maus e outros menos maus, mas não deixe que um dia mau possa destruir todo o trabalho duro que está a fazer para conseguir atingir as suas metas e acabar com esse mau hábito.

Conheça as suas fraquezas

Também é fundamental conhecer as suas fraquezas porque assim poderá controlá-las. Por exemplo, se quer perder peso e sabe que quando está triste vai comer mais, então é preciso encontrar uma forma de estar mais feliz. Se estiver a lutar para evitar gastar dinheiro, então deve evitar as coisas que o fazem gastar (jogos e apostas, por exemplo).

Se conhece as suas fraquezas será capaz de cortar com os maus hábitos pela raiz e começar a ser mais forte. Desta forma, e para além de estar a reduzir as possibilidades de cair novamente nos maus hábitos, poderá sentir-se orgulhoso/a do que está a conseguir e a deixar para trás uma parte negativa de si!

 maus hábitos

Um por um

É fundamental evitar deixar mais do que um hábito de cada vez porque isso requer o dobro do esforço, e pode fazer com que você se desmotive muito rapidamente. Por exemplo, se pretende emagrecer mas também quer deixar de morder as unhas ou de fumar, tudo isso pode fazê-lo começar a entrar em stress, abandonando tudo o que já fez ou não conseguindo fazer nada. Por essa razão, é melhor que se concentre apenas num único hábito, para que quando o conseguir possa passar ao seguinte. Não tente acabar com todos os maus hábitos ao mesmo tempo.

Verá que quando conseguir alcançar o primeiro objectivo, será muito mais fácil acabar com os seguintes.

Estabeleça objectivos realistas

É importante que não caia no erro de se propor a objectivos extremos porque muito dificilmente o conseguirá no longo prazo. É melhor que sejam metas a curto prazo, e depois ir aumentando. Por exemplo, se quer perder 5 quilos, experimente perder primeiro 1 quilo por mês, pois assim é mais fácil. Não queira perder 5 quilos em duas semanas, porque para além de muito provavelmente não conseguir, isso seria muito pouco saudável.

E não se esqueça de celebrar por cada objectivo atingido! Isso significa que está no bom caminho para acabar com os maus hábitos. Você pode conseguir!

Imagens: DucDigitalAlison Faith e Marc brakels

loading...

Deixe o seu comentário