Com que líquido devemos tomar os medicamentos?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

tomar medicamentos

Quando tomamos um medicamento, a maioria de nós fá-lo juntamente com um copo de água, em maior ou menor quantidade conforme indicado pelo médico, ou de acordo com o que vem escrito no prospecto de informação do mesmo. No entanto, por vezes também tomamos os medicamentos com sumos ou até mesmo com leite, conforme a altura do dia.

Todavia, o líquido com que ingerimos o medicamento é muito mais do que um meio para facilitar a toma do mesmo, pelo que devemos ter muito cuidado com esta situação, já que existem alguns líquidos que devido às suas características, podem fazer com que o medicamento perca as suas propriedades ou atrasem a sua efectividade.

É, por exemplo, o caso do leite. Para evitar que os medicamentos demasiado fortes possam provocar danos no estômago, há muitas pessoas que optam por os tomar juntamente com um copo de leite, e embora isso possa realmente ajudar a proteger o estômago, há alguns medicamentos que não devem ser tomados com leite. Isto acontece por exemplo com a tetraciclina, a qual ao ser tomada com leite, tem o seu efeito diminuído devido à existência de cálcio na sua composição.

O mesmo acontece com alguns sumos de frutas, que podem também reduzir a eficácia de alguns medicamentos, caso sejam ingeridos com a ajuda desses sumos. É o caso especialmente dos sumos de maçã, toranja ou laranja. Apesar disso, estes últimos podem ser benéficos caso o que se pretenda seja tomar ferro, uma vez que a vitamina C existente nos sumos das frutas ácidas ajuda o organismo a absorvê-lo melhor.

O melhor mesmo e sempre que possível, é tomar os medicamentos com água. Se algum medicamento faz mal ao estômago, como é o caso dos anti-inflamatórios, ou se é necessário tomar vários medicamentos ao mesmo tempo e alguns deles são fortes, e não se podem tomar juntamente com leite ou sumos, então o melhor é mesmo (sempre após consultar o médico) tomar também um protector para o estômago de forma a protegê-lo, e só depois ingerir os medicamentos com água.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...