Coaching desportivo: motivação, o combustível da mente

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

motivação

A motivação é um dos grandes pilares para alcançar as nossas metas: é o combustível da mente. Numa única palavra, a motivação é o “porquê” de fazermos aquilo que estamos a fazer: qual a razão subjacente às nossas acções, devendo ser parte importante da nossa vida diária e de quando praticamos exercício físico.

Descobrir porquê e para que se treina, no caso da motivação desportiva, é um dos factores mais importantes de um programa de treino: o que o move a fazer as acções necessárias para conseguir atingir as suas metas?

A diferença entre um sonho e uma meta é que o sonho não implica uma acção, enquanto a meta deve ser precedida pelo estabelecimento de objectivos e implica uma acção. Pois bem, a motivação é o estímulo que nos move para realizar essas acções.

Estes estímulos são pessoais e têm imenso a ver com os nossos valores, a nossa forma de pensar e a nossa forma de ser. Podemos encontrar estímulos externos na música, em fotos ou na figura de outras pessoas, mas é necessário que nos mentalizemos e que os apliquemos aos nossos objectivos e à nossa vida, para se conseguir obter resultados.

A motivação é baseada na gestão das emoções: devemos procurar as razões profundas que nos fazem tomar decisões direccionadas às nossas metas, e que sejam capazes de nos manter nesse caminho mesmo quando existem dificuldades.

No caso do desporto, uma das responsabilidades do treinador pessoal deve ser ajudar o seu aluno a encontrar essa motivação que o move a atingir as suas metas e a elaborar um plano de acção para o atingir (estabelecendo objectivos a curto e a longo prazo), assim como registar os progressos, mudar o plano de acção caso seja necessário e reafirmar através da motivação o compromisso do aluno para com os seus objectivos.

E você? Porque treina? Já encontrou a sua motivação?

loading...

Deixe o seu comentário