Chaves para uma alimentação saudável

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

fruta

Esta é uma das épocas do ano em que mais nos preocupamos em manter uma boa alimentação para manter uma boa figura. No entanto, ter uma alimentação saudável deveria ser uma preocupação permanente, e não só agora, sobretudo tendo em conta que a obesidade e o excesso de peso têm dimensão de epidemia a nível mundial, segundo os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo esta organização, mais de mil milhões de pessoas adultas têm excesso de peso e pelo menos 300 milhões são obesas. Por isso, todos temos de ter consciência de que ter uma alimentação saudável é muito importante. De seguida vamos dar a conhecer as chaves para uma alimentação saudável.

alimentação saudávelPor um lado, devemos ter em conta que quanto maior for a variedade de alimentos na nossa dieta, mais garantias haverá de que a alimentação é equilibrada e que contenha todos os nutrientes necessários. Também devemos saber que os hidratos de carbono (cereais, batatas e legumes), são a base de uma alimentação saudável.

Por outro lado, as gorduras não deveriam ultrapassar 30% do que comemos diariamente, sendo ideal reduzir o consumo de gorduras saturadas de forma a representar menos de 10% do total de calorias. Também as proteínas devem representar entre 10 e 15% das calorias totais, devendo-se combinar proteínas de origem animal e vegetal.

Naturalmente que é imprescindível o consumo de frutas, verduras e hortaliças em geral. Deve-se ter pelo menos 5 refeições por dia que contenham estes alimentos. Também se deve limitar o consumo de produtos ricos em açúcar simples. Da mesma forma, também se deve reduzir o consumo de sal. Para além de uma boa hidratação (deve-se beber entre 1 e 2 litros de agua por dia), é muito importante fazer todos os dias um pequeno-almoço completo, composto por produtos lácteos, cereais e frutas. É ainda muito importante para complementar a dieta, que se faça exercício físico habitualmente.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...