Causas para as dores nos rins e respectivo tratamento natural

dores nos rinsAs dores nos rins são muito dolorosas pelo que vale a pena conhecer as suas causas e alguns tratamentos naturais para tentar aliviar essa dor.

 

Sintomas

Os sintomas mais comuns das dores nos rins produzem-se na parte inferior das costas, mais ou menos na zona lombar. Poderá ter mais ou menos dor dependendo de quão grave seja, sendo uma dor intermitente mas que não diminui. Estes sintomas podem ser acompanhados por náuseas, vómitos e a urina ter uma cor escura. Por vezes a dor provocada pelos cálculos renais pode ser confundida com a dor de uma apendicite ou de uma lombalgia.

 

Causas das dores nos rins

Esta dor pode ser causada por cálculos renais, insuficiência renal, infecções, cancro.

Os cálculos renais são compostos por materiais que se acumulam no organismo e que se alojam nos rins ou no tracto urinário. Estes cálculos, ao urinar, são acompanhados de sangue que muitas vezes não se vêm a olho nú, e de dores nas costas ou na zona inguinal.

Estes cálculos renais podem dar lugar a cólicas renais, sempre que os cálculos ganhem um tamanho maior do que o normal e fiquem alojados no interior dos rins. Se os cálculos forem suficientemente pequenos podem sair pelo sistema urinário sem produzir qualquer dor.

 

Prevenção dos cálculos renais

É conveniente beber muita água, fazer algumas alterações na dieta quando esta não for suficientemente saudável ou mudar alguns dos hábitos alimentares.

Se tiver algum cálculo renal aconselha-se uma dieta leve e repouso, acompanhada pelo consumo de muita água. É uma situação que é preciso controlar e actuar com eficácia, caso contrário poderá dar origem a uma infecção urinária mais grave e com sintomas ainda piores.

 

Plantas medicinais e dores nos rins

É possível acalmar a dor com o uso de camomila. O que há a fazer é ferver quatro colheres de camomila durante cinco minutos em meio litro de água.

Após passarem os cinco minutos apagar o lume e deixar a repousar uns dois minutos, não mais, senão perde-se o calor.

Depois de passarem estes dois minutos pegue um pedaço de tecido, molhe-o com a mistura e coloque-o na zona dos rins. Quando o trapo perder calor retire-o.

 

Outro remédio natural para as dores nos rins

Também pode dar banhos com água quente várias vezes ao dia ou usar flores de favas. Esta última consiste em por a ferver 600 ml de água, onde depois de estar a ferver deve-se deitar 40 gramas de flores de favas.

Passados trinta minutos retirar do lume. O melhor seria colocar num termo e ir bebendo durante o dia. Este processo deve ser repetido durante uns quatro dias.

 

Em qualquer dos casos se tiver algum problema de dores nos rins, recomendamos sempre que consulte o seu médico, terapeuta ou outro profissional de saúde competente. A informação deste artigo tem uma função meramente informativa e não dispensa o aconselhamento médico.

Advertisement

Sem comentários.

Deixe o seu comentário