Causas e consequências da obesidade

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

A obesidade é um problema de saúde que afecta milhões de pessoas de todas as idades e um pouco por todo o mundo. Infelizmente, este é um problema em crescimento pois as pessoas muitas vezes não estão conscientes dos problemas que uma má alimentação pode causar. É um problema que sempre existiu, mas que infelizmente está a afectar cada vez mais pessoas, talvez por desconhecimento e falta de responsabilidade de todos a quem este tema diz respeito.

Dito de uma forma simples, obesidade é ter demasiado peso para a idade e altura, ou seja, é a acumulação de tecido adiposo ou gordura no corpo. Em muitos casos, pode-se combater através de uma dieta adequada para perder peso, para depois se tentar manter através de uma boa alimentação. Noutros casos pode ser necessário algum tipo de intervenção cirúrgica, uma vez que nem com uma dieta é possível perder o peso necessário.

obesidade

Principais causas da obesidade

Embora também possa acontecer devido a uma herança genética, as causas mais habituais são o sedentarismo, uma má qualidade de vida e a total ausência de disciplina nutricional. Também pode ser devido a estar a passar por um período de stress, ansiedade, problemas hormonais, problemas nervosos ou problemas metabólicos, entre outros. Deve-se ainda (e muito) ao facto de não se fazer qualquer exercício físico, mesmo que seja apenas uma caminhada de 20 minutos por dia.

Há certas características pessoais que podem tornar as pessoas mais propensas a sofrer de obesidade, como por exemplo a idade e a raça.

Uma alimentação semelhante pode não ter os mesmos efeitos em duas pessoas diferentes, pelo que é muito importante seguir uma dieta equilibrada e saudável, segundo a condição e situação de cada um. Fale com o seu médico/nutricionista para que lhe recomende a dieta a mais adequada para o seu caso.

 

Consequências da obesidade

A obesidade é um problema que deve ser encarada muito seriamente pois as suas consequências podem ser extremamente graves, podendo até mesmo levar à morte em certos casos devido às doenças que pode provocar. Se não tomar cuidado, pode vir a sofrer de problemas cardiovasculares, diabetes, transtornos do sono, problemas sexuais e até mesmo distúrbios comportamentais.

Há alguns tipos de cancro que surgem muito por culpa da obesidade. Pode ser (alguns casos) de cancro da mama, do colón ou do útero.

Também afecta a auto-estima, fazendo com que as pessoas a tenham cada vez menos.

A depressão também costuma aparecer mais cedo ou mais tarde nas pessoas obesas (seja qual for o seu grau de obesidade). Embora as pessoas possam dizer que “não me importo de estar gordo”, no final acabam por se sentir mal uma vez que têm muitas limitações físicas, problemas para encontrar roupa adequada, etc.

obesidade

O que fazer para combater a obesidade

A primeira coisa é saber se tem obesidade e em que grau, algo que poderá saber através de qualquer aplicação para telemóvel, bastando introduzir dados como o peso, a idade e a altura.

Mas o melhor será mesmo recorrer a um médico ou nutricionista para fazer um cálculo mais exacto da sua massa gorda. Se o resultado for positivo, deve desde logo deitar mãos à obra e para começar a perder peso para poder ser mais saudável. Fale com um especialista para que lhe recomende qual o caminho a seguir, sendo muito importante ter força de vontade e seguir rigorosamente as recomendações que lhe foram dadas pelo médico, especialmente durante o primeiro mês. Assim o seu corpo poderá habituar-se à mudança e começar a funcionar melhor.

Deixe o seu comentário