Causas de sonambulismo

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

causas de sonambulismoO sonambulismo é um trastorno do sono bastante comum actualmente. É mais frequente em crianças, embora também possa acontecer na idade adulta.

A principal particularidade do sonambulismo é a pessoa ser capaz de falar ou caminhar enquanto está profundamente adormecida. Isto representa um grande problema porque a pessoa não está consciente do que está a fazer porque está em sono profundo e não sabe o que passa à sua volta.

De seguida vamos explicar de forma mais detalhada quais são as causas mais comuns deste transtorno do sono.

 

Causas de sonambulismo – Aspectos gerais

O sonambulismo pode ter diversas causas, tendo em conta sempre a idade da pessoa em questão. Hoje em dia há uma série de “gatilhos ” que podem provocar este transtorno do sono. É possível que uma pessoa sonâmbula tenha algum parente próximo que também sofre de tal problema.

Não dormir o suficiente é uma causa bastante importante para o sonambulismo. No caso de a criança padecer de outros tipos de transtornos do sono como terrores nocturnos e pesadelos, é também muito provável poder sofrer de episódios de sonambulismo.

Se o menor vive num ambiente onde as discussões são contínuas, bem como os conflitos, então é quase certo que pode padecer deste problema.

 

Estresse

O sonambulismo costuma aparecer quando uma pessoa tem de forma contínua níveis elevados de estresse e de ansiedade. Embora a maioria das pessoas associe esses episódios de estresse às pessoas adultas, também as crianças podem ter esse problema e consequentemente poderem padecer de sonambulismo.

Este transtorno do sono pode aparecer em épocas de exames ou durante situações familiares tensas em que a criança está envolvida.

 

Cansaço

Outra das causas de sonambulismo é o excesso de cansaço. Este facto ocorre maioritariamente em pessoas que têm problemas graves para conseguirem dormir ou que sofrem de terrores nocturnos e pesadelos.

É muito comum que as pessoas que não conseguem dormir de forma normal possam sofrer muitos episódios de sonambulismo.

sonambulismo

Maus hábitos

Há muitas pessoas a sofrer de sonambulismo devido à ingestão excessiva de álcool ou do consumo de determinados medicamentos.

Isto deve-se ao facto deste tipo de substâncias nocivas para o organismo provocarem uma alteração nos estados de consciência da pessoa.

 

Problemas médicos

Embora não seja tão comum como nos casos citados anteriormente, os problemas médicos também podem uma causa para o sonambulismo.

Algumas destas causas podem ser: diferentes transtornos do tipo mental, estado febril bastante elevado, transtornos relacionados com problemas do sono.

 

Estas são algumas das causas mais comuns pelas quais uma pessoa pode ser sonâmbulo. Embora possa parecer algo sem importância, há que ter bastante cuidado porque o sonambulismo pode ser responsável por acontecer algum acidente grave.

No caso de sofrer diferentes episódios relacionados com o sonambulismo, então é muito importante recorrer à ajuda especializada para ser tratado devidamente e para evitar males maiores.

Espero ter esclarecido algumas das dúvidas relacionadas com este transtorno do sono e que a partir de agora saiba diferenciar o sonambulismo de outros problemas, para além de já conhecer as causas de sonambulismo mais comuns.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.