Calculo renal – Causas, Sintomas e Tratamentos

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

calculo renal

Este problema de saúde, mais conhecido por “pedras nos rins” pode levar a sérios e graves entraves na saúde dos doentes que o possuem. Este problema não é nada mais nada menos que cristais sólidos que se formam nos rins, nos ureteres (canais dos rins) ou nos dois ao mesmo tempo. Para que possa estar mais informado sobre este tipo de problema, trago até si um conjunto de causas, sintomas e tratamentos que poderá seguir para reconhecer ou evitar o calculo renal que é extremamente desconfortável.

 

Causas do calculo renal

As causas podem ser variadas, algumas delas são o facto de a urina poder levar mais substâncias do que a que devia e então aí, começar a formar cristais e, consequentemente, pedras nos rins. Quando este tipo de cristais sólidos chegam aos ureteres a dor torna-se quase que insuportável tendo o doente uma forte certeza que o problema estará ligado aos rins. Este tipo de problemas são muito comuns e pessoas que já tiveram este tipo de doença poderão voltar a vir a ter. Este tipo de problema também poderá ser hereditário e encontrado por exemplo em bebes.

 

Sintomas do calculo renal

Os sintomas de calculo renal, para além da dor, poderão ser silenciosos, como por exemplo:

  • Sangue na urina;
  • Calafrios;
  • Febre;
  • Náuseas;
  • Vómitos (…)

Os sintomas que mais dão de si são sem dúvida, e como já falados, as dores fortes na barriga ou na lateral das costas que poderá ser estendida para as virilhas ou até mesmo os testículos causadas pelo calculo renal.

 

Tratamento do cálculo renal

Dependendo do tipo de problema, o tipo de tratamento também irá ser diferente. Se a pedra no rim for pequena e poder sair sozinha então com alguns analgésicos e bastante água bebida durante o dia o problema poderá desaparecer. Se a pedra do rim for grande e não poder sair sozinha, será necessária uma intervenção cirúrgica podendo esta solução também ser necessária se o problema se for agravando e se a pedra no rim estiver a bloquear a passagem da urina, o que poderá criar graves danos e infeções.

Com tudo isto, tanto num caso como noutro, as pedras expelidas deverão ser guardadas para exame para saber qual o tipo de problema do qual o paciente sofria para que futuramente, se necessário, a intervenção seja mais precisa e menos demorada.
A ingestão de água, em ambos os tratamentos, é bastante importante uma vez que é uma solução saudável e fará com que, com uma maior quantidade de água a ser filtrada pelos rins estes desfaçam com maior eficácia o calculo renal que está a obstruir e a causar dor.

Espero que este artigo lhe tenha sido útil e que tenha ficado a saber de forma simples e abreviada o tipo de causas, sintomas e tratamentos de um cálculo renal.

loading...

2 Comentários

  1. kathleen

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...