Bons hábitos para a prevenção do cancro

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

bons hábitos

Não existem remédios milagrosos, nem receitas caseiras capazes de garantir uma vida plena e saudável que nos permita ficar a salvo de algumas doenças como é o caso de qualquer tipo de cancro. Não obstante, levar uma vida com hábitos saudáveis, pode ajudar em grande medida a prevenir o aparecimento de alguns deles. Se gostaria de conhecer alguns dos bons hábitos que melhoram a prevenção contra alguns tipos de cancro, tente seguir os seguintes conselhos:

  • Peso: Manter um índice de massa corporal (IMC) entre os 18,5 e os 24,9 pontos. Estes valores são indicados pelo Fundo Mundial para a Investigação sobre o Cancro, que faz deste o primeiro dos seus conselhos contra este género de doença.

prevenção do cancro

  • Exercício: É fundamental para conseguir atingir o objectivo anterior e deve ser sempre levado em consideração. Não é necessário ser um desportista de elite, pois basta caminhar 30 minutos por dia, ou realizar um pouco de exercício semanal (quanto mais, melhor).

 

  • Dieta equilibrada: De acordo com os especialistas, os vegetais, cereais e legumes são alimentos ideais para fornecer fibra ao corpo, o que pode ser uma boa protecção para alguns tipos de cancro. Também se deve evitar os refrigerantes açucarados (relacionados com o cancro da próstata), o excesso de sal (ligado ao cancro do estômago) e não abusar do consumo de carne vermelha e processadas (enchidos), pois aumentam em 30% o risco de se vir a sofrer de cancro do cólon e do recto.

cancro

  • Vacinas: Ter um historial correcto de vacinas é fundamental para evitar os casos de cancro causados por infecções virais ou bacterianas.

 

  • Tabaco: Diz-se que está por trás de aproximadamente 95% dos casos de cancro do pulmão, não apenas derivado do consumo activo, mas também pelo passivo (pela inalação de tabaco presente em certos ambientes). Já sabe, se quer cuidar da sua própria saúde e da dos seus familiares e amigos, comece por abandonar este mau hábito o mais rápido possível.

 

  • Exposição solar: Os prejudiciais raios ultravioleta são uma das principais causas de cancro de pele, pelo que é fundamental proteger a pele durante todo o ano (as zonas expostas) com cremes ou maquilhagens com factor de protecção. Para além disso, e para evitar o carcinoma cutâneo, também deve renunciar à exposição prolongada durante as horas em que a radiação solar é mais intensa (das 12 às 16h aproximadamente).

 

  • Álcool: Não abuse deste tipo de bebidas. Não beba mais do que dois copos por dia, no caso dos homens, nem mais de um, no caso das mulheres. Caso contrário pode aumentar o risco de desenvolver cancro da boca, esófago, cólon e da mama, entre outros.
loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...