Benefícios do jejum

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

jejumSempre se ouviu dizer que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia e isso é totalmente verdadeiro. Mas em alguns casos também há benefícios em fazer jejum. Não é recomendável fazê-lo durante muito tempo, mas uns quantos dias seria bom para (por exemplo) ajudar a repousar o sistema digestivo ou para que o corpo se limpe e desintoxique.

Sempre relacionado com práticas religiosas, dietas e protestos políticos, o jejum é actualmente apontado como benéfico para a saúde. Pesquisadores do Centro Médico Intermountain, em Utah, Estados Unidos, encontraram evidências de que se abster de comida de vez em quando também faz bem ao coração e para a saúde como um todo. Os cardiologistas relatam que o jejum reduz os riscos de doença arterial coronária (caracterizada pelo estreitamento dos vasos sanguíneos em decorrência do espessamento das artérias) e diabetes. Por outro lado, são notadas alterações significativas nos níveis de colesterol no sangue e no desenvolvimento do hormônio do crescimento (HGH).

Conheça melhor sobre como fazer um jejum correctamente e quais os benefícios desta prática para o organismo e para a saúde no resto deste artigo.

 

Principais benefícios

Para além dos citados anteriormente, também se irá criar uma ruptura com os padrões de alimentação menos correctos. Ajuda a eliminar as gorduras acumuladas e a activar o metabolismo. Pode ajudar a mitigar problemas físicos como alergias, transtornos digestivos, artrites, doenças cardiovasculares, asma ou doenças da pele.

Também já se demonstrou que o jejum é bom para prevenir diversos efeitos do envelhecimento, principalmente as rugas. O rosto irá parecer mais jovem, dando a sensação de ter menos anos, algo que se consegue graças ao facto do jejum permitir ter um sono nocturno de maior qualidade. Outro benefício é que o corpo poderá reparar as células, órgãos e tecidos danificados, eliminando assim as toxinas.

benefícios do jejum

Benefícios do jejum

Por último, também é muito útil se está a pensar perder peso, embora deva ficar bem claro que deve manter as restantes refeições do dia e que estas devem ser saudáveis. De nada vale não tomar o pequeno-almoço de logo a seguir for ingerir uma barbaridade de gorduras ou de comida durante o resto do dia. Se pretende começar a fazer jejum para emagrecer, então recomendo que fale com um especialista, que lhe poderá dizer se isso é uma boa opção para si. Na realidade, o melhor é mesmo dizer ao seu médico quais são as razões pelas quais quer começar a fazer jejum para que ele o possa aconselhar devidamente.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.