Benefícios dos tomates para a saúde

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Benefícios dos tomates

Os tomates são normalmente considerados como sendo vegetais, mas na realidade são uma fruta. Mas para além desta curiosidade, os tomates são um alimento muito versátil que nos podem ajudar a melhorar imenso a saúde. Para além disso, têm ainda um sabor excelente e podem ser consumidos crus, em saladas, sandes ou cozinhados. Acredita-se que o consumo de tomate tenha benefícios em relação ao coração, entre outros. Os tomates contêm licopeno, um dos antioxidantes naturais mais poderosos. Em certos estudos o licopeno mostrou ajudar na prevenção de cancro da próstata, mas outros estudos vieram contradizer essa conclusão. O licopeno também mostrou poder melhorar a capacidade da pele de proteção contra os raios UV. Os tomates também contêm vitamina C e vitamina A. O consumo de tomate tem sido associado à diminuição do risco de cancro da mama, para além de mostrarem ter um efeito de proteção contra doenças neuro-degenerativas.

Atualmente os tomates são considerados como um alimento muito importante na dieta de todas as pessoas e também estão incluídos na dieta mediterrânica. Um tomate inteiro tem 22 calorias, 0 gramas de gordura, 5 gramas de hidratos de carbono, 1 grama de fibra dietética, 1 grama de proteína e 6 miligramas de sódio. Para além disso fornecem 40% da vitamina C diária recomendada, 20% da dose diária recomendada de vitamina A, 2% do ferro que é necessário por dia e 1% das necessidades diária de cálcio, e tudo isto num só tomate! Quer conhecer mais benefícios dos tomates para a saúde?

 

Previnem o cancro

Existem imensos estudos que concluíram que os tomates ajudam a diminuir o risco de contrair cancro, sobretudo os do pulmão, estômago e da próstata. Como já referimos, os tomates contêm uma substância chamada licopeno que é a responsável pela sua cor vermelha, e que se pensa poder ajudar a proteger as pessoas contra o cancro. Comer tomates com um pouco de gordura, como por exemplo azeite, faz com que o licopeno seja melhor absorvido pelo corpo.

tomates beneficios

Protegem dos radicais livres

Os tomates são ricos em antioxidantes, em vitamina C e em vitamina A. Estas vitaminas ajudam-nos a defender dos radicais livres que prejudicam a saúde, daí que os tomates nos possam ajudar a prevenir doenças relacionadas com a idade, como por exemplo, a diabetes.

 

Protegem contra a inflamação

Beber um sumo de tomate por dia pode reduzir os níveis de TNF-alfa (que causa a inflamação) no sangue. Para além disso, ter altos níveis de TNF-alfa também pode causar doenças crónicas e degenerativas como o cancro, doenças cardiovasculares ou osteoporose.

 

Reduzem o risco de doenças cardiovasculares

Os tomates contêm nutrientes importantes como a niacina, o ácido fólico e a vitamina B6, que estão associadas à redução dos riscos de vir a ter alguma doença cardíaca. As pessoas que comem muitos tomates por semana (entre 7 a 10 tomates inteiros) têm menos doenças cardiovasculares do que as outras pessoas que não os consomem.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...