10 Surpreendentes benefícios das sementes de chia

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

benefícios das sementes de chia

Se existe alguma coisa que faz milagres pela nossa saúde são as sementes de chia. Este produto com sabor a noz contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais que ajudam a perder peso, a controlar a forme e a sentir-nos melhor. Para além disso, os seus benefícios para a saúde são imensos, e por essa razão queremos hoje aqui deixar as dez razões pelas quais deveria começar a consumir as sementes de chia.

As sementes de chia estão na moda. Todas as celebridades falam sobre elas, mas o mais provável será que não saiba quais são os seus benefícios. De Nova Iorque a Los Angeles, passando por Londres ou Portugal, as sementes de chia estão a tomar conta das dispensas um pouco por todo o mundo. Mas afinal o que faz com que sejam assim tão boas para a saúde?

Chia é uma palavra de origem maia. Pertence à família da menta e significa força. Durante milhares de anos a chia foi um alimento básico das civilizações maia e azteca, e com razão, já que as sementes de chia têm muitas vitaminas, minerais e ácidos gordos que ajudam o corpo a combater as gorduras, para além de muitos outros benefícios que vamos conhecer de seguida.

São ideais para desportistas, e uma escolha absolutamente saudável para o dia-a-dia de qualquer outra pessoa. Para além disso, estas nutritivas sementes podem-se adicionar a qualquer comida sem mudar o seu sabor. Nas sopas, nas saladas, nos iogurtes, nos cereais… É possível combiná-las com o que quisermos!

A nutricionista britânica Madeleine Shaw explica que as sementes de chia não contêm glúten, são saudáveis e têm Omega 3, antioxidantes e fibras. Aqui ficam alguns dos seus nutrientes:

  • 5 vezes mais a quantidade de cálcio do que o leite.
  • 3 vezes mais a quantidade de antioxidantes do que as amoras.
  • 3 vezes mais a quantidade de ferro do que os espinafres.
  • 2 vezes mais a quantidade de fibra do que a aveia.
  • 2 vezes mais a quantidade de proteínas do que qualquer verdura.
  • 2 vezes mais a quantidade de potássio do que as bananas.

 

Os 10 benefícios das sementes de chia:

 

1. Controlam a fome

As sementes de chia estão cheias de fibras, pelo que são uma boa opção para controlar a ânsia de comer. São fáceis de digerir mas criam uma sensação de saciedade que nos ajuda a controlar-nos para não andarmos a comer entre as refeições. É recomendável que sejam tomadas ao pequeno-almoço para nos mantermos em forma durante todo o dia. Podem ser adicionadas também ao leite ou aos cereais.

 

2. Sabem a noz

Uma coisa boa destas sementes é que têm um sabor ligeiramente suave e parecido ao das nozes. A nutricionista Madeleine Shaw recomenda que sejam tomadas em jejum.

 

3. Ajudam a manter uma boa hidratação

Absorvem entre 10 a 12 vezes o seu peso em água, o que ajuda a manter uma boa hidratação. São boas para desportistas e pessoas normalmente muito activas. Podem ser tomadas antes de ir para o ginásio ou de ir fazer uma corrida.

 

4. São uma fonte saudável de Omega 3

O Omega 3 é bom para o sistema nervoso central, para as células e para muitos dos nossos órgãos vitais. Para além disso mantêm a pele brilhante, bem como o cabelo. Sabe-se que as sementes de chia contêm mais deste ácido gordo do que alguns peixes como por exemplo o salmão.

 

5. Protegem dos efeitos nocivos do meio ambiente

Proteger-nos da contaminação ambiental, do fumo do tabaco ou dos raios UVA deve ser condição prioritária para a nossa saúde. Embora muitos não levem isto a sério, a verdade é que nos pode causar sérios danos à saúde. Consumir chia diariamente ajuda a estarmos melhor protegidos devido aos seus nutrientes.

 

6. São uma fonte adicional de energia

Se está à procura de uma solução para se manter activo logo desde a manhã ou para suportar melhor o desgaste do ginásio, então as sementes de chia são para si. Contêm o dobro do potássio das bananas e duas vezes mais a quantidade de proteínas do que qualquer outra verdura.

 

7. Ajudam a perder peso

As sementes de chia podem ajudar a encontrar o seu peso ideal. Graças à fibra que têm, ajudam no processo digestivo e controlam a fome. Para além disso, quando entram em contacto com a água formam uma camada hipocalórica que faz aumentar o seu peso dez vezes dentro do estômago, o que produz uma sensação de saciedade.

 

8. Aumentam a massa muscular

A chia proporciona um fornecimento extra de energia, e graças ao seu alto conteúdo em fibras e proteínas ajuda a aumentar a massa muscular e regenera os tecidos. São uma boa opção para substituir os batidos de proteínas depois dos exercícios no ginásio, para além de serem 100% naturais.

 

9. Acalmam as dores nas articulações

Tem dores nas articulações? Então as sementes de chia podem dar-lhe uma ajuda. Os ácidos gordos Omega 3 têm propriedades anti-inflamatórias, pelo que se tomar chia diariamente irá notar que as dores nas articulações irão reduzir-se substancialmente. Já os guerreiros aztecas diziam que curavam os problemas nos joelhos…

 

10. Propriedades depurativas e antioxidantes

As sementes de chia ajudam a eliminar líquidos e toxinas, regulam a flora intestinal, previnem a oxidação celular e beneficiam muitas outras funções que nos mantêm bem por dentro e fazem com que isso se note por fora.

 

Impressionante, não é verdade? Então o que espera para incluir as sementes de chia na sua dieta? E já agora, você conhece outros benefícios das sementes de chia que queira partilhar connosco?

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...