Bastam 5 minutos de “exercício verde” para melhorar a saúde mental

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

De acordo com um novo estudo feito pela Sociedad Americana de Química (ACS) e publicado na revista Environmental Science & Technology, bastam apenas 5 minutos de exercício “verde” (exercícios praticados em parques, jardins ou qualquer outro espaço verde) para melhorar a saúde mental de indivíduos em qualquer idade.

Já todos praticamente sabiam e as evidências científicas também o indicavam que as actividades físicas praticadas em espaços naturais beneficiam a saúde mental e aumentam a sensação de bem estar. Porém ninguém ainda havia quantificado o tempo necessário para que esses benefícios fossem realmente visíveis. “Pela primeira vez determinamos a “dose mínima de natureza” que é necessária para se obter efeitos positivos sobre a saúde mental, e que são cinco minutos”, disse Jules Prettu, co-autora do estudo, em que foram investigados mais de 1.200 indivíduos, que realizaram actividades diversas, como: caminhar, andar de bicicleta, pescar num rio ou praticar jardinagem. Os resultados mostram que as áreas verdes que também envolvem água têm um benefício extra para a saúde, segundo Pretty.

A solução prática para a população em geral? Uma caminhada de pelo menos cinco minutos em áreas verdes.

E que tal experimentar durante uma semana para perceber as mudanças?

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...