Ardor no estômago

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

ardor no estômago

Já alguma vez sofreu de ardor no estômago? A resposta mais provável será que sim, porque a maior parte das pessoas já sofreu com este problema em algum momento da sua vida. Acontece quando o conteúdo ácido do estômago ascende pelo esófago até à garganta, sendo também conhecido como refluxo gastroesofágico.

O ardor no estômago é mau e pode mesmo ser prejudicial para a saúde de quem padece deste problema. Com efeito, pode tornar-se em certas ocasiões em esofagite ou inflamação da mucosa do esófago. No pior dos casos, poderá mesmo dar origem a úlceras, que podem sangrar ou dar origem ao aparecimento de uma anemia crónica.

 

Causas para o ardor no estômago

O mais habitual é que o ardor no estômago apareça após uma refeição farta ou de se ter bebido muito álcool, uma situação muito comum durante esta época do ano. A outras pessoas aparece quando se inclinam ou se deitam. Embora a maioria das pessoas tenha este problema muito raramente, outras poderão ter episódios de ardor no estômago ou de regurgitação ácida diariamente ou semanalmente.

As pessoas que mais frequentemente padecem de ardor no estômago são as que têm uma hérnia de hiato, as que têm excesso de peso ou são obesas, as grávidas e os fumadores.

ardor no estomago

Factores de risco

Factores como os que vamos enumerar de seguida aumentam o risco de refluxo gastroesofágico: obesidade, comida em excesso, deitar-se depois de comer, beber café e comer alimentos problemáticos (chocolate, menta, molho de tomate, etc.), consumir demasiado álcool ou fumar. Se tiver sintomas nocturnos, pode colocar uma almofada adicional ou um par de livros sob as pernas da cama do lado da cabeceira.

 

Quando recorrer ao médico

Deverá procurar um médico quando o ardor no estômago é muito frequente ou os sintomas se agravarem. Será o médico que decidirá se é necessário um melhor tratamento ou medicamento mais eficaz.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...