Diferença entre anorexia e bulimia

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

anorexia e bulimia

É frequente confundir os termos de anorexia e bulimia, até porque se trata de dois transtornos alimentares bastante comuns e algo parecidos, apesar de terem diferenças bastante notáveis e assinaláveis.

Costumam ocorrer mais frequentemente nas mulheres e, para além de serem um problema bastante grave do ponto de vista do peso, representam problemas psicológicos muito preocupantes e que podem colocar em perigo a vida da própria paciente.

Se tem alguém próximo que possa ter alguns destes sintomas, não se preocupe porque vamos ajudar a diferenciar os dois conceitos de forma a os poder distinguir sem problemas.

 

Anorexia

Quem sofre de anorexia tem um transtorno psicológico cuja origem está na visão absolutamente distorcida que tem do seu corpo. Essa pessoa olha para si mesma como sendo gorda, apesar de na realidade ter um peso muito abaixo do que realmente devia ter.

Quem padece de anorexia tem um autêntico pavor de poder engordar e ganhar peso, pelo que irá fazer todos os possíveis para o evitar. Desta forma, come muito pouco e deixa de ingerir as calorias que o seu corpo necessita diariamente para poder funcionar correctamente. O facto de não comer irá provocar-lhe graves problemas de saúde porque o seu organismo não recebe os nutrientes necessários para funcionar bem.

Perante esta situação tão grave, torna-se essencial recorrer à ajuda de um especialista que possa tratar o mais rapidamente possível a pessoa que sofre de anorexia.

 

Bulimia

No caso de bulimia, quem padece deste problema tem um transtorno psicológico acerca de tudo o que é relacionado com peso e sofre mudanças bruscas no seu aspecto físico.

Costuma ter desejos de comer grandes quantidades de comida bastante calórica e, depois sente-se culpada depois de ter saciado o seu apetite. Esta situação faz com que queiram vomitar frequentemente para evitar ganhar peso.

Para além dos vómitos, usam outro tipo de técnicas, como por exemplo ingerir laxantes ou seguir certas dietas radicais e muito pouco recomendáveis para a saúde.

Tal como no caso da anorexia, também é muito importante tratar o mais rapidamente possível quem sofre de bulimia.

bulimia

Diferença entre anorexia e bulimia

A diferença mais evidente entre estes dois transtornos psicológicos diz respeito à conduta apresentada pelos pacientes em relação à obsessão pelo peso e pelos quilos.

Uma pessoa que sofre de anorexia tem um maior controlo perante o objectivo de perder peso, chegando mesmo ao extremo de não comer nada durante o dia inteiro. Por outro lado, quem padece de bulimia apresenta um comportamento menos controlador em relação à comida, uma vez que há dias em que pode fazer uma dieta restrita e outros onde se transforma numa autêntica devoradora de comida.

Outra das diferenças entre estas doenças reside no peso corporal. As pessoas anorécticas apresentam um peso muito abaixo do normal, chegando a serem extremamente magras, o que vai agravar a sua saúde. Por outro lado, as pessoas que sofrem de bulimia costumam ter um peso normal e engordar ou emagrecer de forma repentina.

Anorexia e bulimia são ambas bastante graves, pelo que devem ser devidamente tratadas por um especialista. Se tem um filho/a que padece de alguma destas doenças, não se deve preocupar demasiado porque um bom psiquiatra pode resolver o problema e evitar males maiores.

Espero ter ajudado com este tema tão delicado e que a partir de agora saiba diferenciar claramente entre anorexia e bulimia.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...