Amígdalas inflamadas, sintomas e tratamento

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

amigdalite

Torna-se quase inevitável, à medida que descem as temperaturas, aumentam as possibilidades de apanhar uma constipação, gripe, resfriado e também dores de garganta. Lembra-se de num artigo anterior termos explicado a razão de existirem mais casos de gripe no inverno? A resposta a esta questão está no facto destes vírus se reproduzirem mais facilmente num nariz frio, uma vez que a temperatura é mais baixa do que no resto do corpo.

Mas e como é com as doenças na garganta? As amígdalas inflamadas são outro dos problemas mais frequentes durante os meses de inverno. Vamos hoje explicar como os reconhecer e tratar correctamente.

 

O que é a amigdalite?

Antes de começarmos, há que esclarecer o que é uma amigdalite. Uma amigdalite trata-se de uma inflamação das amígdalas, as quais são uma massa de tecido localizado dos dois lados da garganta. As amígdalas são as responsáveis pela retenção das bactérias e vírus que entram no nosso corpo pela garganta, fabricando anticorpos. Consequentemente, uma amigdalite aparece quando esta massa de tecido fica infectada e inflamada.

amígdalas inflamadas

Sintomas de amigdalite

Quais são os seus sintomas? Para além de inflamação e dores de garganta, a amigdalite também pode provocar febres e uma ligeira inflamação dos gânglios linfáticos do pescoço. Mas é ainda possível observar a presença de manchas brancas ou amarelas, quando observamos com mais atenção.

 

Tratamento da amigdalite

A dor das amígdalas inflamadas é muito intensa e deve ser tratada por um médico através de antibióticos. Assim que tiver estes sintomas, será melhor consultar um médico de confiança.

Apesar disso, há algumas coisas que pode fazer você mesmo em casa para ajudar à recuperação. Na sua dispensa deve ter sempre um frasco de mel que ajuda a acalmar a irritação, e também tem propriedades antissépticas e cicatrizantes. E lembre-se que é importante beber muita água para hidratar e purificar o organismo. Deve também repousar bastante e durante o tempo necessário até se recuperar totalmente.

loading...

Deixe o seu comentário