Alimentos que melhoram a concentração

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Quando é necessário um grande esforço a nível intelectual, como por exemplo em épocas de exames (no caso dos estudantes), ou se estivermos a passar por um período de stress ou ansiedade no trabalho, ou mesmo apenas porque não estamos a dormir convenientemente, o nosso cérebro acusa o excesso de esforço, o que se traduz em falta de concentração nas tarefas normais do dia-a-dia. Uma das formas de combater esta falta de concentração é consumindo uma série de alimentos, os quais devido às suas propriedades, nos podem ajudar a melhorar os níveis de concentração.

 

  • Chocolate negro: Tem propriedades antioxidantes que nos ajudam a combater e a prevenir doenças degenerativas que surgem com a idade. O seu conteúdo em açúcar (glicose) vai estimular o funcionamento do cérebro, além da cafeína, uma substancia que nos vai ajudar a aumentar a concentração.

 

  • Aveia: É rica em vitaminas, proteínas e contém substâncias que ajudam a equilibrar o sistema nervoso, pelo que o seu consumo contribui para baixar os níveis de ansiedade, e consequentemente facilitar a concentração.

 

  • Amoras: Também são uma boa fonte de antioxidantes e já foram demonstradas as suas propriedades na protecção do funcionamento do cérebro e para atrasar o aparecimento de Alzheimer e demência senil, melhorando tanto a concentração como a capacidade de aprendizagem.

 

  • Sementes de girassol: Quase todos os frutos secos favorecem as funções cerebrais, destacando-se entre eles as sementes de girassol, devido ao facto de serem ricas em vitamina B1, que melhora a função cognitiva e a memória. Tem ainda uma substancia denominada triptofano, que se transforma em serotonina no cérebro, um neurotransmissor que ajuda a equilibrar e a melhorar o estado anímico, ajudando a combater a depressão.

 

  • Chá verde: além da cafeína, este chá tem teanina, um aminoácido que estimula a actividade das ondas cerebrais, o que ajuda a tranquilizar a mente e permitindo assim uma melhor concentração.

Deixe o seu comentário