Alimentos para ajudar ao bom humor e ser mais feliz

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

alimentos

Já foi demostrado cientificamente que determinados elementos como a serotonina e as endorfinas geram sensações de felicidade, bem-estar, bom humor e um descanso reparador. Mas estes benefícios não ficam por aqui uma vez que ainda actuam como analgésicos naturais. A serotonina e as endorfinas, no nosso corpo, podem ser estimuladas com certos alimentos que queremos dar-lhe a conhecer. Já sorriu hoje?

O corpo produz serotonina e endorfinas por si próprio, mas o processo pode ser estimulado por alguns nutrientes existentes nalguns alimentos que ingerimos. O principal nutriente estimulador é a proteína triptofano. É um aminoácido vital para a produção de serotonina. Os legumes, o peixe, ou a carne magra, são alimentos que têm um alto conteúdo da proteína triptofano. Outros componentes essenciais que se encontram nos alimentos são as vitaminas do complexo B, mais concretamente, a vitamina B6 e os hidratos de carbono.

 

10 Alimentos que ajudam a melhorar o bom humor

alimentos

Bananas

A banana é uma fruta que contém fibras e nutrientes. Uma fruta que para além de ser rica em vitaminas e minerais, contém ainda oligoelementos. Proporciona ao organismo um acréscimo rápido de energia. É também uma fonte importante de triptofano.

 

Chocolate

Comer todos os dias um pequeno pedaço de chocolate ajuda a reduzir as hormonas do stress pois tem grandes quantidades de antioxidantes, pelo que nos faz sentir mais bem-dispostos quando o comemos. Não se diz que o chocolate é um bom substituto do sexo? Por tudo isto, toca a comer chocolate, mas com moderação, e se for chocolate negro, tanto melhor.

 

Peixe e algas

Tente incluir algas na sua dieta, já que possuem uma elevada quantidade de minerais, magnésio, ferro e vitaminas do grupo B. O peixe é rico em vitamina B6 e em triptofano, principalmente o atum e o salmão.

 

Carne

O ideal seria comer 3 vezes por semana. Sendo o lombo de porco preto o mais recomendado, já que tem 10 vezes mais vitamina B1 que as outras carnes, para além da gordura se desprender muito facilmente. A melhor forma de prepará-la será assada no forno ou grelhada.

 

Legumes

Os legumes contêm ácido fólico que afecta os neurotransmissores, os quais influenciam de uma forma positiva o estado anímico das pessoas.

 

Cereais e massas

Os cereais e as massas são alimentos ricos em hidratos de carbono. Ajudam a ser feliz porque ajudam na produção de serotonina. Exemplos: arroz, cereais, farinha, pão, etc.

 

Ananás

O ananás é uma fruta rica em vitaminas e minerais. Contém estimulantes activos na produção de serotonina, gerando vitalidade. Acalma a ansiedade e alivia a agitação nervosa. Possui triptofano, que quando ingerido à noite, leva o corpo transformá-lo em melatonina, a hormona do sono.

 

Pimenta

A sensação de ardor é provocada pela capsaicina – substância presente na pimenta – e faz com que o cérebro produza mais endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de euforia. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores para o humor.

Deixe o seu comentário