Alimentos para baixar o colesterol alto

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

colesterol alimentosO colesterol alto é um dos principais problemas de saúde de grande parte da sociedade hoje em dia. Uma má alimentação, unida a um nível de vida demasiado sedentário e sem qualquer exercício físico, faz com que muitas pessoas tenham o nível de colesterol demasiado alto, com os consequentes riscos para a saúde.

Vamos hoje dar uma série de conselhos para baixar o colesterol e proteger o organismo de eventuais futuros problemas cardiovasculares.

 

Consuma azeite extra virgem

O azeite é um dos alimentos mais saudáveis que existem, pelo que não deve faltar na sua alimentação diária. Trata-se de um dos melhores alimentos da famosa dieta mediterrânica e o consumo habitual do mesmo ajuda a reduzir os níveis do colesterol mau e subir os do colesterol bom. Para além disso, ajuda também a reduzir a tensão arterial e fortalece a saúde cardiovascular. Como pode ver, o azeite é um produto que faz realmente bem à saúde e ao organismo.

 

Coma nozes

As nozes são dos frutos secos mais nutritivos que existem porque são ricos em ácidos gordos ómega 3, em proteínas, em fibras e em antioxidantes. Como pode ver, são muitos os nutrientes que as nozes fornecem ao organismo. Os nutricionistas aconselham o consumo de um punhado de nozes por dia porque faz bem ao coração e ajudam a reduzir os níveis do colesterol mau.

alimentos para colesterol alto

Coma peixe

Outro dos alimentos que não devem faltar na dieta diária pelas suas excelentes propriedades é o peixe. Trata-se de uma fonte maravilhosa de ácidos gordos saudáveis e que ajudam a baixar o nível do colesterol mau. Peixes como o salmão, a cavala ou as sardinhas são excelentes fontes de vitaminas e minerais realmente saudáveis para todo o organismo. Aconselha-se o consumo de peixe duas a três vezes por semana (pelo menos) para aproveitar as suas excelentes propriedades.

 

Dieta mediterrânica ajuda a baixar o colesterol

A melhor dieta segundo a maioria dos nutricionistas é a dieta mediterrânica devido à grande quantidade de nutrientes que fornece ao corpo. Trata-se de uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, frutos secos e hortaliças. Se seguir esta dieta no seu dia-a-dia, não terá problemas em manter o colesterol dentro dos parâmetros recomendados.

 

Evite as gorduras saturadas

As gorduras saturadas são prejudiciais para o organismo porque (entre outras coisas) aumentam o nível do colesterol no sangue e podem vir a provocar problemas cardíacos. O consumo de alimentos fritos, bolos de fabrico industrial e a carne vermelha devem ser limitados na sua dieta diária.

 

Consuma mais fibras

Uma dieta rica em fibras ajuda a saciar o apetite, evita problemas digestivos e baixa o nível do colesterol. Muitos estudos afirmam que o consumo de fibras ajuda a prevenir o surgimento de doenças relacionadas com o coração.

 

Faça exercício físico regularmente

Hoje em dia fazer exercício físico é realmente importante para ajudar a manter uma boa saúde. Mas esta actividade deve também ser acompanhada por uma alimentação saudável e equilibrada para se conseguir um estilo de vida saudável. Pode escolher o exercício físico que mais lhe agrade: pode ser correr, andar de bicicleta ou um pouco de natação. O importante é ter uma actividade física regular. O exercício físico ajuda a evitar problemas de saúde futuros, como por exemplo o colesterol alto.

 

Se seguir todos estes conselhos, que até são fáceis e simples de seguir, não terá de se preocupar muito com os valores do colesterol alto. Siga estas recomendações e mantenha o colesterol dentro dos níveis recomendados.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.