Água e a sua função no corpo humano

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

jarro

O corpo humano é formado por 60% de água, líquido indispensável para o organismo e para todas as reacções metabólicas que este leva a cabo. Todas as células, excepto as células de gordura, são formadas por este líquido, o qual ainda regula a temperatura corporal.

Para além do referido anteriormente, a água também tem a seu cargo a função de transporte dos nutrientes, resíduos e outras substancias tais como hormonas e enzimas; estimula a eliminação de toxinas através da urina pois é um dissolvente fundamental; e contribui para a fabricação de fluidos lubrificantes como a saliva e as secreções estomacais (essenciais para a passagem dos alimentos pelo trato digestivo).

Não obstante, é importante clarificar que embora existam alimentos e bebidas que ajudam a hidratar, estes não substituem a água natural, pois por si só não são suficientes para desintoxicar o corpo. Com efeito, bebidas como o vinho e o chá, longe de hidratar o organismo, ainda o desidratam (para o qual é preciso beber 2 copos de agua por cada copo de álcool o chávena de chá ingeridos).

 

Outros exemplos são:

  • Água mineral. Tem sódio na sua constituição, pelo que pode sobrecarregar a função renal e elevar a pressão arterial, embora se recomende quando se consome álcool porque evita a desidratação.
  • Bebidas para desportistas. Devem-se consumir apenas quando se pratica algum desporto ou actividade física.
  • Sumos naturais de fruta. São muito nutritivos, mas deve limitar-se o seu consumo se tiver excesso de peso, ou se estiver a fazer dieta pois têm muito açúcar na sua composição.
  • Agua tónica. Contém açúcar, pelo que não é recomendável para pessoas em dieta.
  • Refrigerantes. São maus para a saúde, particularmente para os dentes e para os ossos, e contêm grandes quantidades de açúcar.
loading...

Deixe o seu comentário