Benefícios dos adoçantes naturais

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

stevia

Os adoçantes naturais servem para dar doçura a determinados alimentos e representam uma excelente alternativa ao tradicional açúcar. No entanto, existe uma crença falsa que os adoçantes não engordam e que não têm calorias. Esclarecido este aspecto, os adoçantes naturais são muito mais saudáveis do que o açúcar tradicional, pelo que é boa ideia e aconselhável inclui-los na nossa dieta diária.

Por essa razão vou hoje recomendar uma série de adoçantes naturais e dar a conhecer alguns dos seus benefícios para a saúde.

 

Benefícios dos adoçantes naturais

Os adoçantes naturais têm bem menos calorias do que o açúcar pelo que não engordam tanto, apesar de não ser muito recomendável inclui-los em nenhuma dieta. Trata-se de produtos ideais para as pessoas que têm níveis elevados de açúcar no sangue como é o caso dos diabéticos, uma vez que são bem mais saudáveis e fazem menos mal do que o próprio açúcar. Outro dos benefícios dos adoçantes naturais está no facto de não afectarem tanto os dentes e não provocarem as temidas cáries.

 

Stevia

A stevia é indubitavelmente um adoçante bastante popular pois dá aos alimentos mais doçura do que o próprio açúcar (para além de ter muito menos calorias que este). Mas para além disso, a stevia ajuda a controlar a tensão arterial e facilita a digestão dos alimentos. É por isso que a stevia tem vindo a ganhar uma cada vez maior aceitação e se está a tornar num excelente produto substituto do açúcar.

 

Mel

O mel é conhecido por ser um alimento com imensos nutrientes bastante benéficos para o organismo e por ser um excelente substituto do açúcar. O problema do mel é que é demasiado calórico, pelo que não devemos abusar do seu consumo. No caso de estar a seguir uma dieta para perder uns quilos a mais, é importante evitar o utilizar mel como adoçante natural e que opte por outro adoçante menos calórico como a stevia.

adoçantes naturais

Cana-de-açúcar

A cana-de-açúcar é outro adoçante natural que é bastante mais saudável que o açúcar tradicional. Por ter um processo de fabrico mais natural, conserva um maior número de minerais e vitaminas e é bastante nutritivo. No entanto e tal como acontece com o açúcar refinado, a cana-de-açúcar é bastante calórica pelo que não é aconselhável consumi-la diariamente, nem em grandes quantidades.

 

Xarope de agave

O xarope de agave tem estado muito na moda nos últimos anos já que o sabor do mesmo é muito doce e o seu índice glicémico é bastante baixo. Trata-se de um adoçante natural muito usado por pessoas que optam por uma alimentação vegan e vegetariana. O problema do xarope de agave é que contem uma grande quantidade de frutose, pelo que é preferível o uso do mel ou da stevia.

 

Frutose

A frutose é um adoçante que se encontra nas frutas e nalgumas verduras, sendo muito mais saudável que o açúcar refinado. A frutose tem um índice glicémico muito baixo, o que não quer dizer que se deva abusar da mesma. Trata-se de um adoçante excelente para aquelas pessoas que sofrem de diabetes e que não podem tomar nada com glicose.

 

Estes são os melhores adoçantes naturais que existem e que pode utilizar sem grandes problemas na sua alimentação diária. Lembre-se que apesar de serem muito mais saudáveis que o açúcar tradicional, não deve abusar deles pois a maioria é bastante calórica e podem fazer ganhar peso bastante rapidamente. O melhor é consumi-los com moderação e aproveitar todo o seu sabor.

Deixe o seu comentário