Actividade Física e Saúde

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

correr

A actividade física e a saúde estão intimamente relacionadas. A prática de um desporto adequado às nossas características vai ajudar a manter em forma a nossa saúde.

Sem dúvida que o nosso ser corporal está marcado pelo nosso ser social, imerso numa cultura globalizada que tende a pautar os nossos hábitos e praticas corporais. Este facto torna-se extensivo não apenas às “correctas e desejáveis” condutas higiénicas, alimentares, gestuais e de postura, (entre outras), como também aos recursos, métodos e procedimentos para as atingir.

As nossas escolhas sobre os “cuidados” que temos com o corpo estão ligadas ao sentido do dever: devemos estar saudáveis, ágeis e em forma. Em muitos casos, mais do que um direito adquirido e um prazer merecido, é um mandato forjado pela cultura do corpo saudável numa sociedade que consolida práticas de vida laboral cada vez mais sedentárias.

“Estar em forma” tornou-se em mais um lema das indústrias da saúde, a que não é estranho observar a proliferação de novas e mágicas propostas de exercícios disponíveis tanto em revistas como em ginásios. Para quem é da opinião que a Educação Física é uma disciplina exclusiva do período escolar queremos recordar que esta é uma disciplina que se ocupa da actividade física e da sua relação basicamente com a saúde e não com as leis de mercado.

A Actividade Física apenas se traduzirá numa melhor qualidade de vida se for feita em função da saúde de cada pessoal. Assim como no âmbito educativo parece que iremos ter de esperar para que existam políticas comunitárias que promovam diversos programas de actividades para a saúde no âmbito social, de tal forma que a educação física da pessoa adulta seja deixada às leis nem sempre tão saudáveis do mercado.

 

A actividade física e a saúde: benefícios

 

A pergunta mais habitual: Mas que exercício?

A importância não está na Actividade Física, mas na forma em como é levada a cabo. Esta frase reflecte algo tão simples como fundamental: como ter em conta as necessidades e possibilidades de cada pessoa.

Para poder começar a compreender os benefícios da Actividade Física vamos assinalar a sua incidência a distintos níveis: osteoarticular, muscular, cardiovascular, respiratório, metabólico e psicossocial.

 

Nível ósseo e articular: produz melhorias na composição óssea, aumentando principalmente a vascularização e a retenção de minerais. Estruturalmente, aumenta a massa óssea e fortalece-se os elementos que constituem a articulação (cartilagem, ligamentos, etc.).

Nível muscular: aumenta a quantidade de proteínas no músculo, fortalecendo estruturalmente as fibras musculares e os tendões. Funcionalmente, há uma maior força e resistência, aumento e melhoria da actividade energética, maior elasticidade e melhoria da coordenação motriz (sistema nervoso).

Nível cardiovascular: estruturalmente, são reforçadas as paredes do coração e aumenta a sua massa muscular. Em relação aos componentes, dá-se um aumento dos glóbulos vermelhos, hemoglobina que transporta o oxigénio, mitocôndrias, mioglobina e elementos defensivos (leucócitos e linfócitos).

Diminui a frequência cardíaca, pelo que o coração cansa-se menos ao realizar uma actividade. Estando em repouso, evita a acumulação de substâncias negativas (gordura) nas paredes das artérias e aumenta a sua elasticidade, melhorando também a circulação.

Nível respiratório: aumento da força, resistência e elasticidade dos músculos e dos órgãos que intervêm no processo respiratório, ampliando o volume da respiração e diminuindo o número de respirações por minuto, etc. e em geral melhora a actividade respiratória.

Nível metabólico: a actividade física faz aumentar o HDL (colesterol bom) e diminui o LDL (colesterol mau), mantendo correctamente os níveis de glicose e melhorando a actividade desintoxicante.

Nível psicossocial: quem se habitua a fazer actividade física tende a ter um melhor bem-estar geral, consigo mesmo e com os demais. Ajuda a eliminar tensões de vários tipos e a traz alegria, diversão e confiança em si mesmo.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...