Tosse : causas e remédios

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

A tosse além de ser irritante é também um sinal de que algo não está bem no nosso organismo, pelo que é necessário descobrir a sua causa real.

 

Para que serve a tosse?

A tosse é necessária para eliminar os corpos estranhos e a mucosidade presente na traqueia e nas vias aéreas dos pulmões.

 

Causas da tosse

A tosse é na realidade um sintoma e não uma doença. Pode indicar a presença de sinusite, bronquite, pneumonia, gripe, vírus, asma, cancro de pulmão, etc. A tosse seca pode ser causada ela presença de muco formado pelas infecções e resfriados, químicos na atmosfera, objectos estranhos ou nervosismo. A tosse com expectoração é causada pela inflamação dos brônquios devido a uma infecção ou alergia.

 

Tratamento da tosse

São muitos os remédios antitússicos de tipo herbáceo para tratar os distúrbios respiratórios: expectorantes para estimular a expulsão de fleuma (muco); supressores que aliviam a tosse persistente, seca e irritante; bactericidas para combater as infecções.

 

tosse
Medicina popular para a tosse

O xarope de alho pode ajudar o organismo a combater a infecção e a limpar o organismo. Para preparar este xarope deve-se colocar vários dentes de alho em brandy e deixar macerar durante 2-3 semanas, e depois filtrar. Para preparar deve-se misturar alho fresco com mel.

Também se pode misturar mostarda em pó com água e aplicar em forma de cataplasma sobre o peito. Também se pode preparar uma cataplasma de cebola assada e aplicá-la sobre o peito ou beber uma sopa de cebola para aliviar e reduzir a congestão.

 

Fitoterapia ou plantas medicinais contra a tosse

Algumas das ervas medicinais, em infusão, mais eficazes para aliviar a tosse são: tomilho, anis, gengibre, funcho, tussilagem, etc.

O chá de menta também poderá ajudar a aliviar a tosse.

 

Para cada tipo de tosse

Tosse com expectoração: procuramos obter um efeito expectorante. O chá, quente, de gengibre com mel aquece o organismo e alivia esse tipo de tosse tal como os sintomas de resfriado. O eucalipto, canela, choupo, a sanguinária, a chicória, o incenso, a prímula, a violeta comum e a énula.

Tosse seca: São aconselháveis as plantas que abrandem a tosse e acalmem a irritação. O Malvaísco, a flor do abeto, flor de malva, tanchagem, sementes de linhaça, papoila vermelha, verbasco, musgo irlandês, musgo da Islândia, etc.

O tomilho e o própolis são sempre um bom complemento para qualquer mistura de plantas para a tosse.

 

Aromaterapia

Inalar o vapor do óleo de eucalipto fervido em água, pois tem propriedades expectorantes e descongestionantes (evitar os asmáticos). Também se pode utilizar óleo essencial de pinheiro colocado num vaporizador para aliviar a tosse e restaurar os pulmões.

Massajar as costas e o peito com óleo essencial de sândalo.

 

Homeopatia para a tosse

Anémonas: em casos de tosse com expectoração que piora durante a manhã e a noite quando se está na cama.

Rumex: em casos de tosse com prurido na garganta, quando o ar frio irrita o nariz e a garganta.

Bryonia: para tosse seca que produz dor no peito quando se tosse.

Phosphorous: em casos de tosse com prurido de garganta, em pessoas delicadas que têm o peito fraco.

Drosera rotundifolia: em casos de tosse violenta com prurido de garganta, náuseas e dores nas costas.

Camomila: em casos de tosse seca e irritante com pieira, e tosse que piora durante a noite.

Acónito: em casos de tosse dura e seca, constante, aguda, que piora à noite e melhora com o frio. A pessoa está ansiosa e inquieta, tem prisão de ventre e piora com a exposição ao vento frio.

Belladona: em casos de tosse curta e seca, que piora durante o dia.

Hepar sulph: quando a tosse é causada por uma infecção (geralmente bronquite), com presença de pieira, falta de ar e fraqueza. Apresenta-se com febre.

Sulphur: a tosse é com expectoração e produz escarros de aparência suja, espessos e de cor amarela esverdeada. Este remédio é útil em condições crónicas.

 

Importante: se a tosse perdurar por mais do que 10 dias ou se acompanhada com febre, dificuldade de respiração, lábios azuis ou roxos, tonturas e dificuldades para falar, deve procurar cuidados médicos imediatamente.

 

Como sempre, recomendamos que consulte o seu médico ou profissional de saúde competente.

A informação deste artigo tem uma função meramente informativa.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...