A realidade mostrada com humor

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

A realidade mostrada com humor

Olhar para as coisas com humor por vezes ajuda a compreender a realidade. Este desenho mostra-nos a evolução em imagens, que nos permite entender como mudou o conceito de beleza associada ao estilo de vida que muda com o passar dos tempos.

Isto não é mais do que a realidade mostrada com um pouco de humor, pois à muito tempo atrás a figura redonda era elogiada, uma vez que a sociedade opulenta era precisamente mais rica e poderosa, ao passo que a grande maioria, a classe trabalhadora, tinha maior gasto de calorias por trabalharem mais e uma dieta pobre, pelo que não apresentava uma figura com tais características.

No entanto, tudo mudou, e hoje em dia com todo o desenvolvimento tecnológico que a humanidade alcançou, não se tem a mínima parte do gasto calórico dos trabalhadores de antigamente. Simultâneamente a industria de alimentação cresceu imenso, enchendo-nos de alimentos em grandes quantidades. Neste contexto, é claro que a maioria passa a ser opulento e com excesso de peso, ficando uma minoria com uma figura esbelta e magra, enaltecida pelos restantes.

Mais do que a parte física, este desenho esconde uma evolução no estilo de vida e na nossa biologia, já que antigamente o nosso corpo estava adaptado à escassez de alimentos e ao trabalho duro, estando adaptado a esse ambiente. É por isso que todos possuímos um genótipo “poupador” preparado para sobreviver quando a comida falta, acontecendo que quando os alimentos são abundantes o corpo poupa para os tempos de maior escassez.

Mas os tempos mudam e este desenho mostra-o claramente. Por trás desta imagem humorística estão muitos anos de evolução na luta pela sobrevivência, que actualmente aumentam a complexidade dos problemas colocados à nossa saúde, ao favorecer o desenvolvimento da obesidade e de outras doenças crónicas, intimamente ligadas ao estilo de vida.

loading...

Deixe o seu comentário