A importância do cálcio para os ossos

O cálcio é um dos minerais mais importantes para os seres humanos, principalmente para a nossa estrutura óssea. Num adulto, o cálcio corresponde a cerca de 2% do seu peso total, o que resulta em cerca de 1200 gramas de cálcio em cada pessoa, sendo que deste valor, 98% se encontram nos ossos. No sangue, um adulto tem cerca de 10mg de cálcio por cada dl de sangue.

O cálcio está disponível aos seres humanos através de diversas fontes, sendo as melhores fontes naturais o leite, produtos lácteos (queijo, leite desnatado, manteiga, etc.), ovos e peixe. Outros alimentos com cálcio são vegetais com folhas verdes, mas aqui este encontra-se na sua forma insolúvel pelo que a absorção pelo corpo é menos eficiente. A água da torneira e alguns frutos também têm pequenas quantidades de cálcio.

De todo o cálcio que consumimos, o corpo apenas absorve entre 20-30%. Esta quantidade pode variar, mas é sempre regulada pelo próprio corpo, que absorve conforme as suas necessidades. O valor de cálcio que um adulto deve consumir diariamente é de 1g, sendo este valor maior nas crianças. A quantidade de cálcio que deve ser consumida varia de pessoa para pessoa conforme a sua idade, nível de actividade física e outros factores relacionados com a saúde.

cálcioO cálcio tem diversas funções bastante importantes no corpo humano, sendo a principal a ajuda na formação e fortalecimento dos ossos e dos dentes. No entanto o cálcio desempenha outros papéis importantes no corpo geralmente desconhecidos pela maioria das pessoas. O cálcio é um mineral que ajuda à coagulação do sangue, produção do leite materno, ajuda a manter as membranas celulares intactas e a metabolizar enzimas e hormonas em vários órgãos do corpo. Também desempenha uma função importante ao nível da visão, pois intervém na transformação da luz em impulsos eléctricos na retina.

Outras funções desempenhadas pelo cálcio são particularmente importantes para quem pratica desporto regularmente, pois desempenha um papel na contracção dos músculos e em várias acções cardíacas. Obviamente estas actividades também são importantes para quem não faz exercício físico.

Se o cálcio for consumido em quantidades baixas ou se não for consumido em quantidade suficiente para satisfazer as necessidades do corpo, podem ocorrer doenças relacionadas com os ossos, como o raquitismo ou a Osteomalacia (enfraquecimento dos ossos causada por mineralização deficiente). Nos casos de raquitismo, os ossos ficam geralmente curvados nos tornozelos.

Níveis deficientes de cálcio em raparigas jovens é particularmente preocupante, pois pode originar uma formação anormal dos ossos que terá consequências dolorosas na altura da gravidez e parto. Depois dos 50 anos de idade, a deficiência de cálcio pode levar a uma redução da densidade óssea, ou seja, a pessoa ficará mais vulnerável a fracturas que não ocorreriam em condições normais.

Por vezes basta um copo de leite por dia para evitar estas situações, e como pode verificar, as vantagens de ter dar ao seu corpo todo o cálcio que ele necessita são mais que muitas, e a sua saúde agradece.

Advertisement

Sem comentários.

Deixe o seu comentário

dietas saudaveis
4 dicas para emagrecer mais rápido

canela
Canela para perder peso

Como emagrecer rápido e fácil
Como emagrecer rápido e fácil

cerveja
A cerveja é nutritiva? A cerveja e a nutrição

prisão de ventre
Remédios caseiros contra a prisão de ventre

Close