A chave para perder peso está nas emoções

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

A chave para perder peso está nas emoções. São milhões e milhões de pessoas que depois das festas e Natal e de Ano Novo prometem que vão emagrecer, mas a verdade é que mais de 90% dessas pessoas não o conseguem. Muitas vezes até perdem peso inicialmente, mas chega uma altura durante o ano em que o peso perdido volta a aparecer quase sem darem conta disso. A verdade é que quase dois terços das pessoas que perdem 5% do seu peso total voltam a ganhá-lo novamente, e quanto mais peso perdem, menos probabilidades têm de o manter. Por que razão é que isso acontece?

perder peso

O fracasso das dietas

Não é algo novo descobrir que as dietas muitas vezes costumam fracassar. A maioria das pessoas concentra-se apenas e exclusivamente nos aspectos físicos da perda de peso, como por exemplo fazer dieta ou exercício físico. No entanto, há um componente emocional que deve ser tido em conta e de que todos se esquecem: o bem-estar psicológico. O bem-estar psicológico das pessoas é mais importante do que fazer exercício ou ter uma dieta equilibrada. Estar bem do ponto de vista emocional é o mais importante para poder ter um estilo de vida saudável!

 

Os alimentos e as emoções

Há pessoas que comem como consolo, quando se sentem sozinhas, quando estão aborrecidas, ou simplesmente para relaxar. Muitas vezes também nos autorecompensamos através da comida quando tivemos um bom dia (ou um mau dia). A maioria das celebrações na nossa sociedade está centrada na comida, pelo que quase sem nos darmos conta disso estamos a criar ligações emocionais com os alimentos. Estas ligações podem ser realmente fortes, e, é conveniente termos consciência deste facto para sabermos que os alimentos são para nos alimentarmos e não uma recompensa.

emagrecer

Reconheça as suas ligações emocionais com a comida

É necessário que para que possa realmente perder peso através de um estilo de vida saudável, que tenha também um bem-estar emocional e que seja capaz de reconhecer a ligação emocional que poderá ter com a comida. Escreva num diário os registos da comida e do seu estado anímico, e depois de um mês tente encontrar padrões que não sejam muito saudáveis e aos quais deva colocar um ponto final.

Por exemplo, já alguma vez comeu apenas porque se sentia só? Talvez o melhor fosse chamar uma pessoa amiga para conversar um pouco. Antes de comer, deve perguntar a si mesma se está realmente a comer porque tem fome. Se a resposta é negativa, então deverá tentar encontrar as razões pelas quais você tem o desejo de ingerir certos alimentos.

Logo que tenha esta situação controlada, irá dar-se conta que perder peso e ter um estilo de vida saudável será muito mais fácil.

Deixe o seu comentário