A alergia ao leite e a intolerância à lactose

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

alergia ao leite

Embora por vezes se confunda, não é a mesma coisa ser alérgico ao leite e ter intolerância à lactose. Vamos ver a diferença.

A alergia ao leite é uma reacção do sistema imunitário às proteínas presentes no leite de vaca e seus derivados. Ao tratar-se de uma reacção alérgica, pode afectar tanto o aparelho digestivo como a pele, as vias respiratórias ou qualquer outra parte do organismo. A intolerância à lactose é um problema na mucosa intestinal que incapacita o corpo de digerir a lactose, que é o açúcar do leite. Este transtorno afecta apenas a digestão e deve-se à falta da enzima láctase no organismo, o que impede a correcta absorção da lactose. Isto provoca uma acumulação de gases no intestino, que se pode traduzir em dores abdominais e de estômago, podendo provocar diarreias e vómitos.

Para detectar estes problemas é necessário pedir a ajuda de um médico, que irá realizar testes de tolerância. Uma vez diagnosticado, o que se pode fazer? Em ambos os casos deve-se suprimir da dieta o leite de vaca e os produtos lácteos, como a manteiga, iogurtes, gelados de leite, queijo, etc. Não obstante, no caso de ter intolerância à lactose, é importante saber que também pode haver lactose em purés e sopas pré-preparadas, fiambres, pasteis, bolos, etc. Por isso deve sempre olhar para as etiquetas dos produtos antes de comprar e verificar se não têm lactose na sua composição.

loading...

Deixe o seu comentário