5 Razões surpreendentes que podem causar aumento de peso

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

aumento de peso

Não há dúvida de que os quilos se acumulam quando se ingerem mais calorias do que as que se queimam na actividade física. No entanto, como se explica o aumento de peso quando se pratica exercício físico regularmente e se tem uma alimentação saudável?

Há factores que devem ser considerados se estiver a ganhar peso. “O aumento de peso é complicado. Existem muitos factores que podem afectar o seu peso, sendo mais provável que exista uma combinação de várias coisas, mais do que apenas um único factor“, explica a nutricionista Michelle May.

Conheça os 5 factores que podem causar um aumento de peso:

 

  1. Falta de sono

O corpo funciona melhor quando não está cansado.

“Quando não dormimos o suficiente, o corpo está sujeito a stress fisiológico e bioquímico, que armazena a gordura de maneira mais eficiente“, diz May.

Quando se está cansado não se lida da melhor forma com o stress, o que pode causar uma maior vontade de comer.

Os sintomas da falta de sono são: fadiga, falta de energia e irritabilidade.

É aconselhável dormir 8 horas por noite.

 

  1. Stress

O stress afecta o estado anímico e as emoções. “Enfrentar pressões financeiras ou de outro tipo, desencadeia um processo bioquímico no qual o nosso corpo entra em modo de sobrevivência. O nosso corpo armazena o combustível, abranda o metabolismo e deita fora produtos químicos (cortisol, leptina e outras hormonas), que ajudam a criar obesidade na região abdominal“, diz May.

Susan Bowerman, directora adjunta do Centro de Nutrição Humana da UCLA, diz que as pessoas que comem devido ao stress têm uma maior tendência a preferir os alimentos ricos em hidratos de carbono, porque estes provocam um aumento da serotonina no cérebro, o que tem um efeito calmante.

Os especialistas recomendam o uso de técnicas de relaxamento e a prática de exercício físico.

 

  1. Medicamentos

Alguns medicamentos receitados para tratar a depressão, perturbações do estado de humor, convulsões, enxaquecas, pressão arterial e diabetes podem causar aumentos de peso. Alguns esteróides e os anticonceptivos orais também podem causar aumento gradual de peso.

“Cada medicamento funciona de forma diferente para causar aumento de peso, podendo aumentar o apetite, alterar a forma como a gordura é armazenada pelo corpo ou como mudam os níveis de insulina“, diz Bowerman.

Os especialistas dizem que alguns dos tipos mais comuns de medicamentos que podem causar aumento de peso são:

  • Esteróides
  • Antidepressivos
  • Antipsicóticos
  • Medicamentos anticonvulsivos
  • Medicamentos para a diabetes
  • Medicamentos para a pressão arterial
  • Medicamentos para a acidez

Se tem suspeitas de que o seu medicamento está a provocar o aumento de peso, fale com o seu médico para ver se deve fazer alguma alteração da receita. Mas atenção, nunca deixe de tomar o medicamento sem conselho ou autorização do seu médico.

 

  1. Doenças

A condição médica mais comum que causa aumento de peso é o hipotireoidismo. Uma deficiência da hormona da tiróide que pode diminuir o metabolismo e causar o aumento de peso.

“Se você se sente cansado, letárgico, tem intolerância ao frio, a voz rouca, dorme demasiado ou tem dores de cabeça, deve consultar o seu médico para verificar se padece de hipotireoidismo“, diz May.

A síndrome de Cushing é um trastorno causado por um excesso de cortisol, que também pode resultar em aumento de peso.

 

  1. Menopausa

Juntamente com o envelhecimento vem uma desaceleração natural do metabolismo. Ao mesmo tempo, as alterações hormonais podem provocar fome, depressão e falta de sono.

May explica que o estrogénio favorece a deposição de gordura na parte inferior do corpo e quando se perde esta hormona, a gordura costuma depositar-se na secção média do corpo.

A chave para evitar esta gordura abdominal extra é aumentando a quantidade de massa corporal magra e queimar calorias.

“As mulheres necessitam de entender que é importante o levantamento de pesos e o treino de força para a sua saúde“, conclui May.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...